Mulheres na política: uma trajetória ainda tímida

images (32)Uma história de dificuldades e avanços recentes. A trajetória das mulheres no Legislativo de Pernambuco é marcada por poucas lideranças que conseguiram alcançar seu espaço em uma esfera de poder responsável por representar e refletir os interesses de uma sociedade. Apesar de as mulheres serem a maioria do leitorado pernambucano (53,4%), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elas estão longe de alcançar a mesma representação nas Casas legislativas.

Na história política estadual, apenas três deputadas federais foram eleitas e nenhuma conseguiu ser senadora. Já na Assembleia Legislativa, a participação é mais significativa, mas longe de ter presença forte. Foram apenas 28 legisladoras em 18 legislaturas. A primeira mulher a conquistar um mandato eletivo como deputada em Pernambuco foi a líder comunista Adalgisa Cavalcanti (PCB), em 1947, para a Assembleia Legislativa.

Contudo, ela foi cassada no ano seguinte, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu suspender o registro do Partido Comunista Brasileiro. Mesmo sem mandato, ela permaneceu nos movimentos sociais até falecer no Recife, em 1998.

Após Adalgisa Cavalcanti, Pernambuco só voltou a ter uma deputada estadual em 1955, com a educadora Maria Eliza Viegas. Em seguida, a Assembleia Legislativa passou mais 12 anos para eleger outra parlamentar. Aracy de Souza foi a primeira legisladora a se eleger duas vezes para o mandato e se tornou conhecida pela luta em favor das mulheres.

Na década de 80, Leila Abreu e Lúcia Heráclio foram as poucas que conseguiram o seu espaço. Somente na 14° Legislatura, 1999 a 2002, a Casa de Joaquim Nabuco contou com a presença demais de uma mulher. Teresa Duere, Luciana Santos e Malba Lucena foram eleitas conquistando uma representatividade histórica da mulher na Alepe.

Na legislatura anterior, três mulheres chegaram a passar pelo Legislativo, mas em momentos distintos. Luciana Santos assumiu a vaga de Rosa Barros, em 1997. Foi a partir de então que a representatividade feminina começou a crescer na Casa. A 15° Legislatura foi a que mais contou com a presença de mulheres. Nove deputadas passaram pelo Poder: Carla Lapa, Teresa Leitão, Ceça Ribeiro, Ana Cavalcanti, Ana Rodovalho, Aurora Cristina (assumiu como suplente), Malba Lucena, Dilma Lins e Jacilda Urquisa.

Crescimento semelhante não foi visto no espaço na Câmara Federal. A jornalista Cristina Tavares fez história em 1978, quando se tornou a terceira nordestina a conquistar uma cadeira na Câmara Federal, pelo antigo MDB. Foi vice-líder do PMDB e a primeira mulher a liderar uma bancada no parlamento brasileiro. Foi reeleita em 1982 e 1986. Somente em 2007 uma nova deputada federal seria eleita – a advogada Ana Arraes.

Nas eleições de 2010, duas mulheres tiveram mandato eletivo: Luciana Santos e Ana Arraes. Nas últimas eleições, o resultado voltou a ficar aquém da representação do eleitorado feminino.

s mulheres conquistaram apenas uma vaga na Câmara Federal (4% das cadeiras disponíveis), cinco na Assembleia Legislativa (10,2%) e cinco na Câmara de Vereadores do Recife (12,8%).

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.