Na política, Renata Campos vai além do papel figurativo

628059c36156b2ac6d98c162c34998f5Ela não tem um cargo no primeiro escalão do governo estadual ou na Prefeitura do Recife e nem ocupa uma das cadeiras da Assembleia Legislativa ou uma das vagas destinadas a Pernambuco na Câmara Federal. Ainda assim, no momento, Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, morto em agosto do ano passado, é uma das mulheres mais influentes do Estado. A socialista, que assim pode ser chamada por ser filiada ao PSB, sempre acompanhou o marido de perto na condução do Estado.

A presença de Renata Campos no governo estadual não se resumia à figuração como primeira-dama pernambucana. Concursada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), ela coordenou o programa Mãe Coruja e ajudou a reduzir a mortalidade infantil em Pernambuco. O projeto foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e este ano, sob responsabilidade de outra gestora, a médica Bebeth de Andrade Lima, ganhou outra premiação, concedida na última quarta-feira pela Organização dos Estados Americanos.

Mas a influência de Renata Campos não existe pelo trabalho à frente do Mãe Coruja. Ela se dá, sobretudo, por ela ter sido ao longo dos últimos anos o braço-direito de Eduardo. Dessa forma, é natural que após a morte do ex-governador Renata ocupado papel de destaques nas decisões do PSB. No ano passado, ela foi cogitada para ocupar o posto de vice-presidente de Marina Silva, que herdou a vaga do pernambucano na disputa pela presidência da República.

Marina terminou concorrendo com Beto Albuquerque (PSB-RS), mas Renata não foi coadjuvante na eleição de 2014. Ela foi para a linha de frente da campanha de Paulo Câmara (PSB). Participou de comícios, caminhadas e gravou participações nos guias eleitorais de TV e Rádio pedindo votos para o afilhado político do marido. O candidato, que estava em segundo lugar nas pesquisas, terminou vitorioso. Em todos os eventos, Renata esteve acompanhado dos filhos, inclusive o caçula Miguel, que completou um ano apenas em 2015.

Paulo foi eleito governador e cresceram as especulações sobre uma participação de Renata no governo estadual. O socialista chegou a declarar que ela tinha competência para atuar em qualquer área da administração. Renata preferiu se manter longe do Palácio do Campo das Princesas, embora no início da gestão tenha participado de algums atos públicos ao lado do atual chefe do Executivo estadual. Nos bastidores, a ex primeira-dama é apontada como uma das conselheiras de Paulo.

Apesar das aparições públicas desde a morte de Eduardo, Renata tem evitado dar entrevistas. O silêncio deve ser quebrado nos próximos dias, porém mais uma vez as declarações da ex primeira-dama serão dadas via PSB. Ela gravará nas próximas semanas uma participação no programa nacional do partido que será veiculado ainda este primeiro semestre e lembrará a atuação de Eduardo como governador de Pernambuco.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.