No Dia do Ciclista, ainda há pouco o que comemorar em Pernambuco

1Comemorado todos os anos no dia 19 de agosto, o Dia Nacional do Ciclista foi criado em 2008, em homenagem ao biólogo Pedro Davison, que estava em sua bike quando foi vítima de um atropelamento, em 2006, morrendo aos 25 anos em Brasília. O motorista que o atropelou dirigia em velocidade excessiva e estava embriagado. A data mostra que é antiga a luta para conscientizar a população sobre a importância do ciclismo para a sociedade em diversos aspectos. Apesar dos avanços, em Pernambuco ainda há pouco o que comemorar.

O Plano Diretor Cicloviário (PDC), que prevê a implantação de ciclovias e ciclofaixas, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR), não saiu do papel. Com isso, um modal que poderia melhorar a questão da circulação e meio ambiente segue sem a atenção devida. E o pior, quem depende da bike para se deslocar sofre num transito sem prioridade e se arriscando nas vias públicas.

Para o coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Guilherme Jordão, o atual momento possui duas fases distintas. “As pessoas e as empresas estão compreendendo que a bicicleta é um meio de transporte viável e adequado ao Recife, por isso estamos percebendo um aumento natural do número de usuários. Por outro lado, parece que o Poder Público não visualizou isso ainda, pois não investiu o que foi prometido”, declarou.

Em consultas feitas formalmente à Prefeitura do Recife, a Ameciclo recebeu como resposta que dos quase R$ 600 mil que constava no orçamento para investimentos em rotas ciclavéis em 2014, apenas R$ 290 mil foram utilizados. A previsão é executar 76 km em quatro anos, porém, após três anos, só 4 km foram realizados. A falta da implantação de projetos também é replicado para todo o Estado. Pelo PDC, estavam previstos realizar 80 km entre 2014 e 2015, entretanto, as ações não saíram do papel.

A coordenadora do Programa Pelada-PE, que agora é vinculado à Secretaria de Turismo, Rosaly Almeida, justifica que agora o monitoramento das ações passou a ser feito diretamente pelo governador Paulo Câmara, o que deve agilizar as iniciativas. “No próximo dia 25 vamos ter uma reunião com a empresa que irá apresentar o modelo de bicicletários automáticos nos terminais integrados. Também reremos reunião no Recife para agilizar as ciclovias dos corredores como Leste-Oeste”, disse.

Ainda segundo a gestora, para comemorar o Dia do Ciclista, serão realizadas atividades em conjunto com o Plaza Shopping, nesta quarta-feira (19) e sábado (22). No evento irão promover manutenção de partilhas e cabos e freio e lubrificação das bikes. Haverá ainda distribuição de cartinhas com as regras de trânsito voltadas para os ciclistas.

Por nota, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que está concluindo os estudos dos projetos de novas rotas cicláveis. Alegou que o levantamento demanda um tempo maior de análises técnicas, uma vez que o foco é implantar novas rotas que tenham conexão com as já existentes, traçando uma malha ciclável extensa. O órgão afirmou ainda que as próximas rotas a serem implantadas são a Inácio Monteiro, no Cordeiro; Antônio Curado, no Engenho do Meio e a rota de Jardim São Paulo, que já estão com os projetos executivos em fase de conclusão. A previsão é que a implantação inicie neste segundo semestre de 2015.

Números
Atualmente a capital pernambucana conta com aproximadamente de 33 km de rotas para ciclistas. Em uma pesquisa para formular o PDC, 58% dos ciclistas da RMR utilizam a bicicleta como principal meio de transporte para ir ao trabalho.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.