No Recife, audiência pública na Alepe discute reforma política no país

1A reforma política do sistema eleitoral e partidário brasileiro é tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na manhã desta segunda-feira (6). A partir das 9h, todos os interessados poderão discutir temas como financiamento de campanhas, obrigatoriedade do voto e fim da reeleição.

O debate ocorre no plenário, localizado na área central do Recife, e será comandado por membros da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, que está percorrendo o país para apresentar propostas e ouvir opiniões sobre as mudanças que devem ser implantadas no sistema.

A comissão foi criada em fevereiro com a missão de estudar e propor medidas para a reforma política. Para isso, vem promovendo debates com os parlamentares, colhendo depoimentos de especialistas e participando de audiências públicas sobre o tema pelo país. Na capital pernambucana, a equipe será representada pelos deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da comissão; e Marcelo Castro (PMDB-PI), relator.

Antes de aportar em Pernambuco, a Comissão Especial da Reforma Política já realizou audiências públicas no Ceará, Piauí, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul. No decorrer da semana (7), os trabalhos seguem em Brasília. Na terça (7), o vice presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, vai conversar com a comissão sobre sistemas eleitorais e financiamento de campanha. Na quinta (9), será a vez do cientista político Bruno Speck dar sua opinião sobre o tema.

Propostas
O pernambucano Tadeu Alencar (PSB), que é vice-presidente da comissão, também vai participar da audiência pública. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda, ele afirmou que a principal responsabilidade da equipe é dar agilidade à reforma política. “A reforma vem sendo discutida há mais de 20 danos no Congresso Nacional sem que tenha tido oportunidade de chegar a uma conclusão”, explicou.

Para Alencar, o sistema de financiamento das campanhas é um dos temas centrais do processo de reforma política. “Há um consenso quanto aos objetivos que se quer atingir com a reforma política e um deles é a diminuição da influência do poder econômico nas eleições. Vivemos um momento delicado, de uma crise ética profunda, e certamente a forma de financiamento das campanhas é influente nessa crise”, afirmou Tadeu Alencar. Segundo o parlamentar, a proposta da comissão é acabar com o financiamento privado, que representou 95% do financiamento da campanha eleitoral de 2012.

“O PSB entende que o sistema público é a melhor forma de ter transparência na campanha, por entender que o interesse das empresas deve se dar apenas no parlamento. Também é preciso estabelecer um teto de contribuição para baratear as campanhas e diminuir a influência econômica”, defende, lembrando que, na campanha de 2012, só os dez maiores doadores somaram R$ 840 milhões.

O fim da reeleição e a proibição de coligações partidárias nas eleições proporcionais também estão nas propostas dos candidatos. A comissão ainda defende uma mudança no calendário eleitoral para que os pleitos sejam realizados apenas a cada quatro anos, com votações conjuntas para todos os cargos executivos.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.