Olimpíadas vão deixar legado da alimentação saudável nas escolas públicas do Rio

1A merenda das escolas públicas das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro vai ser preparada com produtos orgânicos e agroecológicos da agricultura familiar. Esta é uma das ações da campanha Brasil Orgânico e Sustentável, com vistas às Olimpíadas de 2016. A ideia é incentivar a alimentação saudável entre os alunos.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo de Campos, informou que o governo do estado e a prefeitura, após levantamento da oferta existente, estão preparando as chamadas públicas para as compras. Campos disse que a intenção é estender a medida às escolas de outras cidades do estado e manter o cardápio saudável como um legado das Olimpíadas. “É um legado. As compras da agricultura familiar, não tem porque parar de comprar. É um aprendizado que o estado vai adquirir e vai servir de referência para o Brasil”.

Segundo o secretário, a campanha será lançada no dia 5 de outubro e prevê outras ações. Uma reunião hoje (7), no Rio de Janeiro, definiu as estratégias dos órgãos envolvidos na promoção da alimentação saudável, entre eles, os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Saúde e do Turismo; a prefeitura do Rio de Janeiro; a Sociedade Nacional de Agricultura; o Instituto Maniva; o Instituto Nacional do Câncer (Inca); o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma); a Agência de Cooperação Alemã; e o Instituto de Defesa do Consumidor.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 vão ocorrer entre os dias 5 e 21 de agosto. Nesse período, durante dez dias haverá também a instalação de cinco quiosques, chamados de Praças Brasil Orgânico e Sustentável para venda direta de produtos da agricultura familiar e que podem ser usados como área de convivência. Eles serão instalados na Praça São Perpétuo, conhecida como Praça do Ó, na Barra da Tijuca, no Jardim Botânico, no Largo do Machado, na Praça Saens Peña e no centro, onde os organizadores ainda estão definindo se será na Praça 15 ou na região portuária.

“Nós queremos mostrar nas Olimpíadas que o Brasil tem uma riqueza espetacular na área de alimentos com altíssima carga cultural, natural. Os nossos biomas propiciam isso. Essa salada cultural gastronômica vai estar ali. Vai ter a castanha, a farinha d’água da Bahia, o queijo canastra de Minas, por exemplo, o mel do Piauí, o salame do Sul, o pinhão. Esses produtos estarão ali para que o turista possa conhecer um pouquinho dos sabores do Brasil”, ressaltou o secretário.

A experiência dos quiosques vem da Copa do Mundo de 2014, quando os postos para venda direta de produtos da agricultura familiar foram instalados nas cidades-sede do torneio de futebol. Agora, eles serão ampliados com a área de convivência. Nas praças Brasil Orgânico e Sustentável, os produtores terão uma estrutura adequada e vão poder trabalhar com chefes de cozinha para apresentar ao público pratos com combinações possíveis dos produtos.

Na avaliação do Ministério do Turismo, o Rio deve receber durante as Olimpíadas cerca de 350 mil turistas. Campos destacou que os Jogos Olímpicos serão uma excelente oportunidade para juntar a prática de esportes com alimentação saudável. “Não é só mudar o hábito alimentar. É o estilo de vida, é a caminhada, a prática do esporte, o exercício físico. As Olimpíadas vão propiciar um ambiente favorável para essa mensagem se propagar mais rápido”, destacou.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.