Olinda: 2,8 milhões de foliões e 71 detidos por urinar na rua

1A Prefeitura de Olinda divulgou, nesta quarta-feira, o balanço do carnaval, que este ano homenageou Ariano Suassuna, com o tema “Olinda Vestida de Sol”. Segundo a administração municipal, 2,8 milhões de foliões participaram da festa, injetando mais de R$ 180 milhões na economia local. A ocupação hoteleira foi de 98% durante o período, com faixa etária predominante de 26 a 35 anos, com 57,2% do sexo feminino e 88% de nacionalidade brasileira.

No quesito segurança, nenhum óbito foi registrado e não houve dano ao patrimônio público. Setenta e uma pessoas foram detidas por urinar na rua.  Um total de 400 mil litros de água foram utilizados para a limpeza da cidade. Duzentos e cinquenta toneladas de lixo recolhidas e a coleta seletiva somou 26 toneladas de material. Ao todo, 7.556 garrafas de vidro foram trocadas por vasilhames de plástico.

As secretarias de Controle Urbano, Assuntos Jurídicos e Guarda Municipal montaram um esquema especial para atender as denúncias da utilização de aparelho sonoro acima do limite permitido pela legislação municipal (5.306/2001). Durante os quatro dias de folia momesca foram registradas 16 denúncias, lavradas três multas e um som mecânico foi apreendido.

Um total de  1.600 documentos perdidos foram recuperados pela Guarda Municipal. Na área de saúde, foram realizados 3.757  atendimentos, distribuídos 450 mil preservativos. Foram registrados 27 acidentes, nenhum com vítima fatal. Um total de 353 pessoas foram atendidas no camarote da acessibilidade na Praça do Carmo. Foram realizadas 1.362 inspeções da Vigilância Sanitária, com duas interdições e 1.457 ações educativas, como orientações sobre o armazenamento adequado de alimentos. Nas barreiras sanitárias foram distribuídas 500 unidades de hipoclorito.

Na questão da acessibilidade, foram lavradas 70 multas, a maioria por trânsito na contramão. Sete veículos foram rebocados para o depósito do Detran. Ao todo,  4.774 carros utilizaram o Estacionamento Legal e 15,7 mil pessoas usaram os serviços de ônibus do local. A retirada dos bloqueios começou às 9h desta Quarta-Feira de Cinzas, nas avenidas principais da cidade. Até às 14h a Secretaria de Trânsito libera as demais vias.

Foram mais de 500 atrações em nove polos e 110 em palco. No Polo Fortim passaram artistas de peso como Alceu Valença, Nonô e Claudionor Germano, Naná Vasconcelos, Paulo Pecado, Quinteto Violado e Fafá de Belém. Por lá, a diversão foi até a madrugada desde a abertura, na quinta-feira passada.

Pelas ladeiras, o desfile com cem bonecos gigantes organizado por Silvio Botelho, homenageou o Maestro Spok, músico que ganhou um calunga e presenteou a multidão com seu sax. Show também das orquestras itinerantes das agremiações como Pitombeiras, Elefante, Eu acho é pouco, Marim dos Caetés, Ceroula, Homem da Meia Noite, Patusco, D’breck, Enquanto isso na sala da justiça e outros.

O Polo Infantil, na Praça do Carmo, recebeu mais de 15 mil foliões mirins, que participaram de oficinas gratuitas de dança popular, artes e percussão.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.