Oposição propõe aumento do ICMS sobre bebidas, tabaco e armas em vez de combustíveis e telefonia

1Um dia antes da presença do secretário das Finanças, Márcio Stefanni, ir à Assembleia Legislativa – às 16h30 de desta quarta-feira (23) – para justificar o pacote fiscal  do governador Paulo Câmara (PSB), a oposição estadual – ao final de reunião que entrou pela noite desta terça (22) – divulgou nota propondo uma série de medidas alternativas aos  aumentos de impostos (ICMS, IPVA e ICD) definidos no ajuste do governo.

A oposição propõe o corte de 30% dos comissionados no Executivo, estatais, fundações e autarquias, redução de 70% dos gastos com publicidade, cortar consultorias e elevar o ICMS para bebidas alcoólicas, tabaco e armas de fogo, em vez de combustíveis  e telecomunicações, setores que atingem a população mais carente.

Após a análise de assessores econômicos aos cinco projetos de lei do ajuste fiscal, a bancada da minoria sugere, também, que 30% da receita líquida do Detran – que entra na conta única do Estado – sejam destinados à saúde e que o aumento do IPVA seja  progressivo sobre  potência do motor e  valor agregado dos automóveis.

O documento propõe, ainda,  diminuição das secretarias de 27 para 22 – o governo do PSB de Brasília cortou de 24 para 16  – e cobra transparência do governo com um detalhamento do contingenciamento de gastos feito desde o início do ano e a liberação da senha do e-fisco para os deputados.

Reconhecendo o momento como “difícil” e a “necessidade” de medidas fiscais e políticas, a oposição acusa, porém, o quadro financeiro do Estado como consequência de “um conjunto de fatores que acentuaram” o desequilíbrio das contas do governo. “O Estado teve a sua dívida consolidada elevada de R$ 4,4 bilhões para R$ 10,7 bilhões de 2007 a 2014”, diz a nota.

Ao assegurar que não será empecilho ao ajuste fiscal, a oposição afirma, todavia, que não apoiará aumento dos impostos sobre produtos e serviços que atinjam os mais pobres, pede que o pacote tenha validade de um ano e cobra respeito aos prazos de tramitação dos projeto na Alepe.

 “Aumento de ICMS de combustível e telefonia eleva a inflação no Estado e reduz o poder de compra da população. Estamos propondo outra fontes de receitas ao governo”, destacou o líder da oposição, Sílvio Costa Filho (PTB). “Resistiremos a qualquer tentativa do governo de passar por cima da oposição como um rolo compressor. Queremos colaborar com diálogo”, observou Edilson Silva (PSOL).

O líder do governo na Alepe, Waldemar Borges (PSB), ressaltou, porém, que o Executivo já fez “todos os cortes possíveis” em comissionados e em gastos com a máquina pública. “A realidade é nacional. Nós não somos a causa. As medida são para ajustar o Estado a uma situação. O governo não quer atropelar (a oposição)”, justificou Borges.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.