Orelhões em extinção no Estado e no País

1Depois que os aparelhos celulares passaram a ser os queridinhos dos brasileiros, os orelhões perderam espaço no mercado de telefonia. Segundo a operadora Oi, Pernambuco tem 37 mil orelhões instalados e devido a sua pouca atratividade, hoje, 48% não geram chamadas tarifadas e 38% não são sequer utilizados. Essa nova realidade está fazendo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, repensar a quantidade de aparelhos espalhados pelo País. Para diminuir esse número, o pontapé inicial foi dado a partir da revisão quinquenal dos contratos de concessão de telefonia fixa e do plano geral de metas da universalização, que atualmente seguem em processo de análise, após seis meses de consulta pública. O Ministério das Telecomunicações deve receber o “dossiê” até o fim deste ano.

“O que existe de decisão neste momento é que vamos fazer uma readequação na planta de orelhões, já que a utilização dos telefones públicos teve uma queda”, afirmou, após participar da cerimônia de abertura da Feira e Congresso da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), em São Paulo. Apesar de usar pouco o telefone público, a feirante do bairro da Encruzilhada Jaqueline Cordeiro, 32 anos, disse que o serviço é fundamental para determinadas situações. “Tenho celular, mas quando preciso ligar para o banco ou para o atendimento do cartão de crédito, uso o orelhão porque sai mais barato. Hoje mesmo liguei para o INSS. Passei um tempão na ligação, mas resolvi”, contou.

Já o comerciante Antônio Gomes, 39 anos, afirmou que os orelhões da Praça da Encruzilhada não passam de meros enfeites. “Faz mais de 15 dias que estão quebrados, é uma briga pra encontrar um bom. Há pouco uma senhora estava tentando fazer uma ligação, mas sem sucesso”, frisou, apesar de dos três equipamentos próximos ao seu negócio, dois estarem funcionando. Para a dona de uma lanchonete no bairro de Boa Viagem, Lindaci Maciel, 50 anos, os aparelhos são uma espécie de armadilha para assaltos. “Muitos (ladrões) ficam de longe observando, usam isso para despistar a vítima”, relatou. Segundo ela, o orelhão está quebrado há mais de três anos.

Por meio da sua assessoria de Imprensa, a Oi informou que “a empresa investe constantemente em estudos de sua planta telefônica e, se for verificada ociosidade de alguns telefones públicos, eles podem ser transferidos para áreas de maior demanda – sempre respeitando a regulamentação da Anatel”. A companhia acrescentou ainda que em todo o território nacional, para a instalação de terminais de uso público (TUPs/orelhões) e individuais, atende às disposições constantes no Plano Geral de Metas de Universalização – Decreto Presidencial n° 7512, de 30 de junho de 2011.

Redução

Apesar de o uso dos telefones públicos estar cada vez mais escasso, o coordenador da Escola de Engenharia e Tecnologia da Faculdade dos Guararapes (FG), João Paulo Nogueira, defendeu a tese da diminuição da quantidade orelhões no País. “Mantê-los é um serviço muito oneroso para o governo, porque tem um gasto muito grande com manutenção em função do vandalismo. Acredito que essa alternativa reduziria os custos com esse tipo de serviço e beneficiaria a operadora, que passaria a contar com mais recursos para investir na telefonia móvel”, explicou. Pensar em extinguir a prestação de serviço, segundo Nogueira, é tirar de algumas pessoas o direito de se comunicar. “Acho que em hospitais públicos, cidades do interior, onde o acesso é mais difícil, são exemplos onde os serviços são fundamentais para a população”, analisou.

A Oi informou que, como os orelhões da empresa estão instalados em vias e estabelecimentos públicos, sofrem diariamente danos por vandalismo. Nos sete primeiros meses deste ano, foram danificados, por atos de vandalismo, em média, 5% dos quase 37 mil orelhões instalados no Estado, por mês. Os principais problemas decorrentes do vandalismo são: “defeitos em leitora de cartões, monofones e teclado, além das pichações e colagem indevida de propagandas nos aparelhos e nas folhas de instrução de uso, prejudicando o entendimento das orientações pelos usuários”, informou a nota encaminhada pela assessoria de Imprensa. Em alguns casos, de acordo com a empresa, as equipes consertam os aparelhos e eles são danificados no mesmo dia. “Atos de vandalismo contra orelhões também causam prejuízo à sociedade, já que os danos podem afetar o contato da população com serviços públicos essenciais, como hospitais, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.