País completa 30 anos de redemocratização neste domingo

1No mesmo dia em que milhares de brasileiros prometem ir às ruas protestar contra a corrupção no Governo, pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), defender intervenção militar, entre outras pautas, o Brasil completa 30 anos de redemocratização. Exatamente no dia 15 de março de 1985, foi empossado o primeiro civil como presidente da República, após mais de 21 anos de ditadura militar (1964-1985). Período em que mobilizações contra o Governo, por exemplo, eram proibidas.

O então vice-presidente da República, José Sarney, assumia o comando do Brasil. Sarney assumiu o cargo no lugar do então presidente eleito, por voto indireto de um colégio eleitoral, Tancredo Neves, que um dia antes de sua posse – 14 de março de 1985 – adoeceu e ficou impossibilitado de assumir a Presidência. Tancredo falece no dia 21 de abril de 1985, vítima de uma diverticulite.

O jurista e professor do curso de Relações Internacionais da Faculdadde Santa Marcelina, em São Paulo, Sérgio Conrado Cacozza Garcia, lembra que, ao assumir o cargo, Sarney prometeu manter as promessas de Tancredo, “ainda que ele mesmo houvesse apoiado o governo militar e votado contra a emenda Dante de Oliveira, que garantia as eleições diretas”. “A situação brasileira era delicada. Sarney herdou um país com índices inflacionários e taxas de desemprego elevadas, bem como com uma alta dívida externa, o que não contribuía para uma situação econômica favorável”, explica Cacozza. A gestão de Sarney foi marcada pela implementação de vários planos econômicos, que, entre outras consequências, trouxeram o congelamento de preços e salários e o fim da correção monetária.

Com o início da redemocratização, o Brasil estabeleceu sua Carta Magna. Entre os anos de 1985 e 1990, foi instituída a Assembleia Constituinte, colegiado responsável pela elaboração da nova Constituição Federal. A Carta Magna foi promulgada em 1988. Entre os pontos estabelecidos pelo documento, merecem destaque os chamados “Direitos Fundamentais”, uma série de direitos sociais que passaram a ser protegidos pela Constituição.

“O texto foi considerado, por inúmeros juristas, inovador. Em especial, surpreendeu a instituição do direito ao voto, através de eleições diretas, e da garantia constitucional de respeito à isonomia. Além disso, estabeleceu-se a igualdade dos três poderes da República Federativa do Brasil”, afirma Cacozza.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.