Papa admite que tentou ajudar nas negociações de paz na Colômbia
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O papa Francisco admitiu que ele e a Santa Sé tentaram ajudar nas negociações de paz na Colômbia, em declarações aos jornalistas a bordo do avião papal durante a viagem de retorno a Roma depois da viagem de uma semana a Cuba e Estados Unidos.
“Estou muito feliz, sempre quis isto. Conversei duas vezes com o presidente (Juan Manuel) Santos e não apenas eu. A Santa Sé tentou ajudar como podia”, disse o pontífice argentino ao ser questionado sobre o compromisso de paz alcançado na semana passada entre o governo da Colômbia e a guerrilha das Farc.
“Quando soube da notícia de que o acordo final seria assinado em março, pedi ao Senhor: ‘faça com que chegue março, que se cumpra o prometido, porque faltam pequenas coisas, mas a vontade existe entre as duas partes”, completou.
Tanto o governo colombiano como a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) reconheceram a autoridade moral do papa Francisco e seu papel chave, quando fez em Cuba no dia 21 de setembro um apelo para que as partes não permitissem o fracasso das negociações.
O pontífice reiterou que “há que esperar até março para que se assine o acordo definitivo e que fica pendente o assunto da justiça internacional”, sem apresentar mais detalhes.
O governo e as Farc deram um passo significativo para o fim do conflito armado, que afeta a Colômbia há 50 anos, ao estabelecer na quarta-feira em Havana a criação de uma “jurisdição especial para a paz”.
O acordo exclui a concessão de anistias por crimes de guerra e crimes contra a humanidade e está planejado, entre outras coisas, para acabar com a impunidade pelos crimes mais graves.
Fonte: AFP
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário