PE vai lançar concurso para 3 mil professores até final de novembro
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Governo de Pernambuco vai lançar um concurso público para 3 mil professores ainda neste ano. A Secretaria de Educação informou, nesta quinta-feira (15), que o edital deve ser publicado até o final de novembro e vai priorizar os docentes da área de exatas. No entanto, o governador Paulo Câmara falou que não há previsão para a nomeação dos candidatos por causa da situação financeira do Estado.
Paulo Câmara explicou que o governo ultrapassou o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por isso, não pode se comprometer com novos gastos agora. “Nós vamos lançar edital, mas ainda estamos impedidos de contratar. As nomeações vão ficar pendentes da regularização do limite da lei de responsabilidade fiscal e da melhoria do cenário econômico”, afirmou.
“Não sabemos quando eles serão chamados porque, antes da nomeação, o governo precisa se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal”, acrescentou o secretário de Educação Frederico Amâncio, contando que a maior parte das vagas do concurso será destinada aos professores de exatas (física, química e matemática). “É a nossa área de carência”, explicou.
As dificuldades financeiras também afetam a realização de concursos para profissionais de saúde e segurança, segundo Câmara. O governador revelou que a realização de certames para suprir a carência de pessoal nestes dois setores também foi autorizada. No entanto, também não há recursos disponíveis para nomear os aprovados.
O problema ainda impede que o governo aumente os salários dos professores, como foi prometido durante a campanha eleitoral. “Nós estamos acima do limite. Por lei, eu não posso dar aumento”, explicou. Mesmo assim, prometeu se esforçar para sair “saia rapidamente dessa crise financeira que envolve todos os estados da federação” e, assim, cumprir “compromissos que nós temos junto à categoria dos professores”. “Nós sabemos que precisamos aumentar e valorizar muito o professor. Isso tem uma repercussão enorme no aprendizado dos nossos alunos”, falou.
Paulo Câmara e Frederico Amâncio anunciaram a realização do concurso no Palácio Campo das Princesas, sede do governo estadual, na manhã desta quinta-feira (15). Na cerimônica, que marcou a comemoração do Dia dos Professores, os dois ainda assinaram a ordem de serviço para a construção de 13 escolas que foram destruídas pela cheia do Rio Una, que devastou a Zona da Mata Sul pernambucana em 2010.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)





Nenhum comentário