Pernambuco apresenta experiência exitosa de enfrentamento à violência contra a Mulher na Guatelama

1Estreitar as relações de apoio com o Banco Mundial e a ONU Mulheres. É com essa missão que a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, participará, na Guatemala, de um workshop sobre o tema. O encontro acontecerá nesta quinta (14) e sexta (15), na cidade de Antigua. Na ocasião, a titular da pasta apresentará os resultados obtidos pelo Governo de Pernambuco no segmento.

 

De 1º de janeiro a 25 de abril de 2015, o Estado alcançou uma redução de 7,23% no índice dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) contra mulheres. Foram sete mortes a menos que no mesmo período em 2014. “Esse é um momento estratégico para construirmos um caminho e avançarmos nessas negociações, assegurando ações que contribuam para fortalecer as políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Durante o evento, teremos a oportunidade de mostrar nossa capacidade de avançar nessas políticas”, destacou Silvia Cordeiro.

O convite para participação no evento foi feito pelo Banco Mundial e é fruto da decisão do Governo do Estado de incluir políticas de gênero como componentes em operações de crédito internacional. Entre as operações vigentes, estão duas versões do Development Policy Loan. A partir da primeira, o DPL I, foram implantadas coordenadorias regionais.

 

Na segunda, DPL II, o destaque ficou por conta da criação do Sistema Estadual de Informações sobre as Mulheres de Pernambuco (SEIMulheres-PE). A ferramenta foi criada com o objetivo de fortalecer a promoção de políticas públicas para as mulheres, disponibilizando acesso a dados e informações atualizadas que permitam realizar análises sobre a situação social, política e econômica em Pernambuco. As informações estão disponíveis para gestoras e gestores, população em geral, estudantes, pesquisadores e profissionais da área.

 

Idealizado com o objetivo de trocar experiências exitosas de políticas de proteção das mulheres em situação de violência, o workshop reunirá, além da Guatelama, os seguintes países: Brasil, México, Peru, Colômbia e El Salvador. Apenas dois estados brasileiros participarão do evento internacional, Pernambuco e Bahia.  A ex-secretária da Mulher e atual pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Cristina Buarque, também participará do encontro.

 

No âmbito de medidas protetivas, foram registrados 281 atendimentos, também de janeiro a abril, pelo Patrulha Maria da Penha, que faz parte do Programa Justiça para Mulheres: Agora e Sempre. A patrulha foi criada com objetivo de garantir a segurança das mulheres, evitando a reincidência das agressões enquanto aguardam o deferimento das medidas protetivas de urgência pelo Judiciário. Também faz parte da política de enfrentamento à violência no Estado, no eixo proteção, o encaminhamos de mulheres vítimas de agressão a casas-abrigo. Até abril deste ano, 37 mulheres e 69 crianças foram acolhidas nos espaços. No total, Pernambuco possui seis instituições do tipo.

 

FEM MULHER – Outra política desenvolvida por Pernambuco que servirá de exemplo na Guatemala é o FEM Mulher. Criado em março deste ano, o programa é um mecanismo de financiamento de política pública, fundo a fundo, que garante a aplicação de pelo menos 5% dos recursos para os municípios pernambucanos que tiverem organismos municipais de políticas públicas para as mulheres formalizados; sejam eles secretarias, coordenadorias, direção, gerência ou assessoria. Hoje, Pernambuco contabiliza 162 organismos do tipo.


Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.