“Pernambuco está unido politicamente para lutar pelo hub”, diz Paulo Câmara

1Pernambuco tem o melhor aeroporto, com a melhor infraestrutura, uma maior movimentação de cargas e também de passageiros. Nossa economia é mais dinâmica e diversificada, o que aponta para um potencial maior de desenvolvimento nas próximas décadas. Temos a melhor rede hoteleira, inclusive próxima ao Aeroporto dos Guararapes, e atrativos turísticos e culturais sem comparação. Alguns dos polos de negócios mais importantes do país, como de tecnologia, diplomático, de saúde, de logística e jurídico estão localizados em Pernambuco. Por essas razões, acredito que o nosso aeroporto é o que reúne, sim, as melhores condições econômicas para receber o hub da Latam.

O governador do Ceará coloca algumas vantagens para levar o investimento para Fortaleza. Diz que lá é a capital do Nordeste que mais gera empregos, sendo, ainda, a cidade que mais recebe turistas na região atualmente. Ele cita até que Fortaleza tem o diferencial do Acquario e do Beach Park. O que Pernambuco tem a oferecer de melhor, na sua avaliação?

Além das razões que citei, devo ressaltar, ainda, a localização geográfica, mais estratégica para um empreendimento como esse do que Fortaleza. Outro ponto importante é que a Região Metropolitana do Recife tem o maior PIB das regiões Norte e Nordeste. São R$ 76 bilhões contra R$ 60 bilhões da Grande Fortaleza, por exemplo.Depois que o senhor convocou as lideranças políticas para reuniões suprapartidárias, Camilo Santana vai fazer o mesmo amanhã, convocando aliados e adversários para apoiá-lo. Acha que isso foi motivado por seu gesto, de pedir a união das forças no estado desde a semana passada?

É natural que os três estados façam suas mobilizações e articulações. Se Pernambuco saiu na frente, é porque tem a convicção de que reúne as melhores condições econômicas e logísticas para receber o hub.

Camilo Santana argumentou que a conquista do hub seria uma compensação pelo Ceará ter perdido a disputa pela refinaria. Há risco de haver essa compensação, ou seja, de o governo federal favorecer em virtude disso?

Respeito a posição do meu colega, mas um empreendimento privado desse porte tem que ser definido por razões de ordem econômica: o aeroporto que tem as melhores condições. E esse é o Guararapes. Não acredito em interferência política, sinceramente, mas Pernambuco também está unido politicamente para lutar pelo hub. Nas duas reuniões que fizemos no Palácio das Princesas, tivemos a presença também de parlamentares que são da bancada de oposição.

Quanto à infraestrutura, a TAM pode ter a garantia de que haverá agilidade nas obras necessárias às melhorias de infraestrutura, já que a Fiat  (a fábrica da Jeep, em Goiana) terá de enfrentar dificuldades no escoamento da produção, em virtude do atraso do Arco Metropolitano? 

A Fiat está funcionando de forma plena, com a infraestrutura que foi assegurada pelo governo, de acesso, de energia, de abastecimento de água. Quanto ao Arco Metropolitano, ele foi assumido pelo governo federal que agora incluiu a obra no Programa de Investimento em Logística e será concedido à iniciativa privada. Mas, além disso, o governo do estado tem investido em rodovias estaduais que permitam uma outra opção de escoamento para o polo automotivo. A TAM já deixou claro que a existência de uma pista não é impeditivo ao empreendimento. O nosso terminal novo também pode ser ampliado, inicialmente a partir da área do antigo terminal. E ainda temos o terreno da Infraero que era utilizado para a manutenção de aeronaves e também a área onde está atualmente a Base Aérea da Aeronáutica. São dois espaços que podem muito bem ser incorporados à operação comercial do Aeroporto.

Há riscos de acontecer com o Ceará, agora, o que aconteceu com Pernambuco quando Eduardo Campos era aliado de Lula? Dilma parece estar dando uma mãozinha a Camilo Santana. O que pode diferenciar esse momento político do outro?

Acredito que os critérios técnicos e econômicos vão prevalecer, mas Pernambuco também está preparado para quaisquer articulações políticas necessárias.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.