Petrolina: Curso gratuito de idiomas para alunos da rede municipal e comunidade
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Livros, aparelhos tecnológicos, eventos e até mesmo determinadas modalidades de trabalho, necessitam do uso de outras línguas. Isso tem chamado a atenção da população para o aprendizado de novos idiomas. Muitos acabam encarando a necessidade de ao menos falar um idioma para evoluir na carreira; qualificar-se e inserir-se na globalização e no mercado de trabalho.
É a partir dessas necessidades que a Prefeitura Municipal de Petrolina, por intermédio da Secretaria de Educação (SEDUC), desenvolve projetos que colocam jovens, adultos, profissionais e crianças em contato com três idiomas, além do braile e libras. A escola Dom Idílio é um exemplo disso. Sede do Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (NUMEL), a unidade atende a todas as idades e profissões com cursos de inglês, português, espanhol, sistema de leitura para cegos e língua de sinais.
Nas salas do Núcleo, o visitante se depara com um coral cantando ou interpretando textos em línguas as quais não estão acostumados com a pronúncia. A professora Juliana Vasconcelos conduz o coro, seguida pelos alunos, e interrompe a aula por um momento para falar da didática. “O curso do NUMEL veio para atender, igualmente, a todos, independente da idade. Aqui se encontram pais e filhos.” Ela explica como desenvolve a prática. “Nós trabalhamos a fala, a leitura, a escrita e o ouvir para com a língua”, salientou.
Segundo a Coordenadora geral e professora do NUMEL, Stela Márcia Freire, a duração do curso varia de acordo com a forma como é feita a matrícula. Assim que o aluno registra-se no curso, ele poderá passar de seis meses a dois anos estudando. Ela explica ainda, que o “propósito do programa é melhorar a capacidade dos alunos para se comunicarem” e deu exemplo de uma ex-aluna que hoje é professora contratada do Município.
Outras escolas fazem parte do Núcleo, a Eliete Araújo, no Centro; a Nicolau Boscardin, em Fernando Idalino Bezzera; a Laurita Leda, na Vila Marcela; a Anete Rolin, no Caic, e a Santa Terezinha, no Dom Avelar.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário