PIB chinês surpreende e cresce 7% no 2º trimestre

5d2201d0158cfbccaeb20a8d8bf41555As políticas de estímulo que levaram a um forte avanço das Bolsas chinesas até junho também permitiram que o PIB (Produto Interno Bruto) local crescesse 7% no segundo trimestre ante o mesmo período do ano passado.

O resultado surpreendeu analistas, que esperavam um avanço de 6,8%. No primeiro trimestre, a segunda maior economia global já havia crescido 7%.

A estabilização do ritmo chinês acontece depois de quatro cortes na taxa de juros desde novembro do ano passado pelo banco central e também da redução na taxa de compulsório dos bancos -ambas medidas visam estimular a economia.

Essas estratégias também ajudaram a Bolsa chinesa a chegar a subir 60% até o ápice em junho, quando ela começou a despencar violentamente até a semana passada o governo adotar uma série de intervenções no mercado, dificultando a venda de ações por parte de investidores e incentivando a compra de papéis realizada por estatais.

Ainda assim, apesar da estabilização, os ganhos da Bolsa de Xangai (a principal do país) estão mais reduzidos no ano: alta de 21%.

Há dúvidas se o impacto recente na Bolsa se refletirá no desempenho econômico dos próximos meses, mas o resultado do segundo trimestre torna mais provável que a meta prometida pelo primeiro-ministro Li Keqiang seja atingida.

O premiê disse que o crescimento neste ano será de “cerca de 7%”. No ano passado, a economia chinesa cresceu 7,4%, abaixo da meta estabelecida pelo governo na ocasião (cerca de 7,5%) e o pior desempenho desde 1989.

A desaceleração chinesa é vista como inevitável por analistas, à medida que o país muda o seu modelo econômico: menos voltado para a indústria (como é hoje) e mais para o consumo interno e para o setor de serviços.

Essa mudança já é sentida por países como o Brasil, que tem na China seu principal comprador.

As exportações para a China recuaram 23% neste ano, com a queda na venda de produtos como minério de ferro e soja.

Um dos raros casos em que o Brasil conseguiu elevar as exportações para a China foi o do petróleo.

As exportações até junho subiram 52% ante o mesmo período do ano passado, para US$ 2,4 bilhões.

O aumento das vendas brasileiras acontece em um momento em que a Petrobras intensifica os acordos com a China para garantir financiamento. Em maio, a estatal obteve crédito de US$ 7 bilhões com bancos chineses.

Em volume, a venda de petróleo para os chineses foi ainda maior: 200%. A diferença entre o crescimento dos valores exportados e o do volume vendido deve-se à queda no preço do barril de petróleo no mercado internacional desde meados de 2014.

 Fonte: Folhapress
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.