Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
A economia de Pernambuco teve um desempenho pior do que a do País, o que não acontecia desde 2008. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado registrou uma queda de 3,5% no segundo trimestre deste ano, comparando com os mesmos meses do ano passado, quando ocorreu um crescimento de 1,7%, segundo informações da Agência Condepe/Fidem. O resultado indica o comportamento da economia local usando a mesma metodologia utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No País, a queda ficou em 2,6% no segundo trimestre deste ano.
O Estado não apresentava um trimestre negativo pelo menos desde 2007. No segundo trimestre de 2014, o PIB de Pernambuco cresceu 2,3%, enquanto o País apresentou uma queda de 1,5%.
A desmobilização das obras da refinaria, a estabilização dos serviços prestados às famílias, a redução dos serviços prestados às empresas e a corrupção (investigada pela Operação Lava Jato) foram alguns dos motivos que impactaram negativamente a economia do Estado. “Essa é uma crise diferente porque vem associada a outras crises, como a política, a econômica, à Lava Jato, que foi um complicador importante na nossa economia”, explica o diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatística da Condepe/Fidem, Maurílio Lima. A Lava Jato mostrou um esquema de propina envolvendo donos de empreiteiras, políticos e diretores da Petrobras e outras estatais.
Um dos principais empreendimentos que está se instalando em Suape é a Refinaria Abreu e Lima (Rnest). “Hoje, temos o primeiro trem (linha de produção) em funcionamento, quando a previsão era de que o segundo trem estivesse em obras”, resume o presidente da Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo. A corrupção atingiu um dos setores que mais estavam gerando empregos e encomendas às empresas instaladas no Estado que foram os estaleiros de Suape e as obras da Refinaria Abreu e Lima.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário