Presidente da Petrobras diz que momento não é oportuno para discutir mudança no pré-sal

índiceApós reunião com líderes da base do governo na Câmara para debater a proposta de lei do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que acaba com o regime de partilha na exploração de petróleo, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse nesta segunda-feira, 21, que a companhia irá cumprir a legislação vigente, mas avaliou que o momento que não é oportuno para que haja uma mudança no regime de exploração. Ele destacou que o mercado de petróleo atualmente não é favorável para a empresa.

“O preço do barril de petróleo (Brent) baixo e o dólar alto são desfavoráveis para a empresa. Temos que ter cautela e continuar o processo de redução de custos”, disse Bendine. “A Petrobras sempre vai cumprir o que for determinado pelo Congresso, mas o momento não é oportuno para se discutir uma mudança no regime de exploração”, acrescentou.

Bendine lembrou que atualmente existem três regimes em vigor no País: o de partilha, no qual a Petrobras obrigatoriamente precisa participar com 30% em cada bloco de exploração; o regime de concessão e o de cessão onerosa. “Não queremos entrar em um debate sobre mudança neste momento”, completou.

De acordo com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), a base tentará derrubar a urgência já colocada para a votação do projeto na Casa. “Vamos conversar e tentar convencer os parlamentares de que essa é uma discussão que tem que ser feita mais para a frente. O presidente da Petrobars não entrou no mérito sobre qual regime é melhor, mas nos convenceu de que não é o momento apropriado para o debate”, disse.

Já o líder do PP, Eduardo da Fonte (PE), revelou que Bendine teria dito que o atual regime é melhor porque “divide entre todos os Estados”. Ainda de acordo com o deputado, o presidente da estatal teria dito não ser favorável à participação de empresas estrangeiras no setor. “Ele é favorável ao atual regime. Nesse momento, com o petróleo barato, não é interessante que haja leilão, pois poderiam haver poucas empresas interessadas”, disse o deputado.

Na saída da reunião, ao ser abordado pelos jornalistas, Bendine disse que a licença do presidente do Conselho de Administração da empresa, Murilo Ferreira, na semana passada, ocorreu por “razões pessoais, inclusive de saúde”. Ferreira se licenciou até o final de novembro. “O Murilo saiu de licença e vai voltar”, frisou o presidente da Petrobras.

Perguntado também sobre os próximos passos do programa de desinvestimento da companhia, que incluiria a venda em lotes da malha de transporte de gás da Petrobras, quebrando assim o monopólio do segmento, Bendine se limitou a dizer que não pode comentar a questão por razões legais.

Fonte: AE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.