Presidente do TCE-PE ressalta o papel das instituições no combate à corrupção
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O presidente do TCE-PE e da Associação de Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Pascoal, fez um balanço do XXVIII congresso de Tribunais de Contas do Brasil que encerrou na sexta (3). Segundo ele, os debates sobre transparência e fiscalização dos órgãos servem de exemplo para o combate à corrupção.
“Acho que isso é uma grande lição: que o combate à corrupção só vai ser efetivo no Brasil se tiver o apoio do controle interno, tribunais de contas, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Polícia Federal, junto com a sociedade e com a imprensa”.
Para ele, é preciso também melhorar a governança. “Às vezes não tem corrupção, mas tem ineficiência, que também é um ralo do dinheiro público”, comentou. Pascoal avalia o evento como exitoso. “Saímos daqui fortalecidos para cumprir nosso papel constitucional de combater a corrupção e melhorar a governança pública. Os órgãos de controle são importantes para a república e a democracia, e têm que atuar cada vez mais de forma integrada, trocando informações. Cada um tem o seu papel e muita coisa pode ser partilhada. Sem vaidades pessoais. Não tem heróis, as instituições que têm que atuar com efetividade”, concluiu.
Carta
Durante o encerramento do evento, foi lida e aprovada a Carta do Recife. O documento congrega 22 manifestações públicas dos TCs, incluindo a defesa da criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC) e o repúdio às tentativas de extinção ou de criação de novos TCs. A carta tem como tema “Os Tribunais de Contas do Brasil em ação pela boa governança e contra a corrupção”.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário