Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Está preparado para conhecer Fernando de Noronha, o paraíso em forma de ilha, pedalando? Mesmo? Então comemore e prepare-se. O Itaú Unibanco e o governo de Pernambuco iniciaram, anteontem, no arquipélago, o projeto Bike Noronha, que disponibiliza bicicletas gratuitamente para turistas e moradores permanentes da ilha. Quem quiser pedalar é só chegar e pegar uma bike. Por enquanto são apenas dez, em dezembro serão mais 90 e, em dois anos, além das bikes para os turistas, a meta é que todos os 4.500 moradores tenham uma bicicleta para chamar de sua. Mas aviso aos navegantes: pedalar em Noronha, para acessar suas praias, é tarefa árdua para quem não pratica. A ilha tem uma topografia peculiar, com muitas trilhas em terra, inclusive com pedras, e ladeiras, muitas ladeiras. Por outro lado, é a aventura o principal atrativo da proposta do compartilhamento gratuito das bikes.
Fernando de Noronha tem um potencial para a bicicleta e tudo a ver com mobilidade sustentável. Mesmo com uma topografia própria e difícil em algumas áreas. Por isso estamos apostando nesse projeto”, se você pensa que pedalar pela ilha é algo semelhante às ciclofaixas móveis dos domingos e feriados, esqueça.
Passa longe. Começa pelas bicicletas que estão sendo disponibilizadas: mountain bikes, adequadas para os percursos acidentados e de terra da ilha. Serão indicadas mais de 30 rotas para passeios, as chamadas bicitrilhas, que – promete o governo do Estado – terão o indicativo de dificuldade para o ciclista sinalizados, junto com a extensão da trilha e a ligação entre as praias. As bicictrilhas são praticamente as trilhas percorridas a pé, ou seja, de terra. Mas a promessa é de instalação de 20 bicicletários para que as bikes possam ser guardadas para um mergulho, por exemplo, como na Praia do Sancho, uma das mais famosas da ilha, que ninguém conseguiria acessar de bike. “Fernando de Noronha tem um potencial para a bicicleta e tudo a ver com mobilidade sustentável. Mesmo com uma topografia própria e difícil em algumas áreas. Por isso estamos apostando nesse projeto. A administração da ilha estará atenta para melhorar o acesso às trilhas”, explica Simone Galo, responsável pelos projetos de mobilidade urbana do Itaú Unibanco.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário