Recorde de calor em agosto no mundo desde que há registros
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O mês passado foi o agosto mais quente no planeta desde que são feitos registros, mais um sinal de um ano incomumente atingido por um forte calor tanto na superfície terrestre, quanto na marinha, informaram os cientistas americanos nesta quinta-feira. “É o sexto mês de 2015 em que se bate o recorde de temperatura mensal (fevereiro, março, maio, junho, julho e agosto)”, indica o relatório da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).
De acordo com a agência americana, o mês passado foi o agosto mais quente desde 1880, quando começou a ser feito este tipo de registro. O mês superou o recorde fixado em 1998 por 0,13 grau Celsius. “A temperatura combinada média na terra e na superfície dos oceanos em agosto de 2015 ficou 0,78°C acima da média do século XX, de 15,6°C”, acrescenta o estudo.
Foram registradas temperaturas inusualmente altas na América do Sul e em algumas regiões da África, Oriente Médio, Europa e Ásia. O fato da temperatura ter atingido um recorde em agosto na superfície dos oceanos pode ser explicado pela presença da corrente quente equatorial do Pacífico El Niño, que ressurgiu em março.
Segundo as últimas previsões da NOAA, há mais de 90% de chance que o El Niño persista no hemisfério norte até março de 2016. Em agosto, a extensão do gelo do Ártico foi de 22,3% abaixo da média para o período 1981-2010, o que o tornou a quarta menor área de gelo ártico do mar para esse mês desde 1979, quando as observações de satélite começaram.
Na Antártica, a superfície de gelo ficou no mês passado 0,5% inferior à média do período de 1981-2010. O gás de efeito estufa emitido na atmosfera (CO2, metano, etc.), que contribui para o aquecimento global, atingiu concentrações recordes em 2014 – segundo relatório internacional publicado em julho pela NOAA.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário