Rede tenta validar assinaturas obtidas

1Com a expectativa de conseguir o registro da Rede Sustentabilidade até o mês de maio, os dirigentes do projeto tentarão fazer uma manobra para escapar da nova lei que dificulta a criação de novos partidos. Como a sigla deu entrada no pedido de criação da legenda antes das novas regras, contidas na Lei 13.107/15, o entendimento da assessoria jurídica da Rede é de que as limitações não devem valer para no caso deste novo partido em particular.

“Entendemos que vamos ser recebidos pela Legislação sem as novas restrições. Acreditamos que não retrocede porque demos entrada ao pedido de criação do partido antes da nova lei ser sancionada. É um ato jurídico perfeito”, avaliou o coordenador da Rede Sustentabilidade em Pernambuco, Roberto Leandro.

A nova lei exige que, registros de novos partidos, só aceitem assinaturas de pessoas que não estão filiadas a partidos políticos. Para uma sigla ser reconhecida são necessárias 485 mil apoiadores.

Apesar da sigla ter feito o pedido de criação da nova agremiação, o entendimento de juristas é que não basta somente apresentar o pedido de registro, mas que a Justiça Eleitoral aprove. Caso este seja o entendimento majoritário, a Rede Sustentabilidade precisaria fazer uma nova triagem de assinaturas ou, até mesmo, recomeçar o processo de coleta.

A Executiva da Rede Sustentabilidade garante ter coletado mais de 450 mil assinaturas para obter o registro. Deste número, foram protocoladas mais de 80 mil e outras 32 mil assinaturas certificadas devem ser enviadas nos próximos dias. “Esperamos dar entrada ainda este mês. Como forma de garantir a margem de erro, coletamos a mais que o necessário. O objetivo é ter o registro ainda emmaio”, acredita Roberto Leandro. Somente em Pernambuco, foram coletadas 30 mil assinaturas no último pedido de registro em 2013. Desde o início do ano, o grupo conseguiu acrescentar mais oito mil pedidos.

O presidente da comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, Leucio Lemos, concorda com o entendimento do setor jurídico da Rede Sustentabilidade, acreditando que a nova lei não afeta a sigla. Independente do caso particular da Rede, Leucio Lemos crê que qualquer partido político que queira se viabilizar a partir de agora, pode alegar inconstitucionalidade da nova regra. “Se a Rede já deu entrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o processo de reconhecimento está em andamento, então a ela se aplica à legislação vigente no momento do pedido ao TSE. Entretanto, essa discussão ainda pode ir para a avaliação do Supremo Tribunal Federal, pois a constitucionalidade de uma lei que impede que filiados a partidos políticos possam ter assinaturas válidas na criação de novas siglas é questionável”, comentou.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.