Território de identidade cultural para a renda renascença‏

Foto 4Mulheres rendeiras fortalecidas para a construção do Território de Identidade da Renda Renascença. Este o tema da Feira de Conhecimentos realizada pela Associação Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, que acontece nesta sexta-feira (04) e sábado (05) no Hotel Fazenda Poço Encantado em Poção, no Agreste de Pernambuco. O encontro vai reunir mais de 50 rendeiras dos estados de Pernambuco e Paraíba, além de representantes de organizações sociais e governamentais.

A ideia da Feira é iniciar o debate para construir o território de identidade da renda renascença envolvendo municípios de Pernambuco e Paraíba, tendo como principais agentes de desenvolvimento, as mulheres rendeiras e demais atores sociais e políticos do território.

O intuito é consolidar o território a partir da identidade cultural de uma arte secular, a renascença, dentro desse espaço de integração social e canalizar políticas públicas que fortaleçam os processos endógenos de organização e gestão social e inclusão produtiva e comercial das rendeiras, inclusive reafirmar a necessidade do registro de tombamento da renascença como patrimônio cultural, que nasceu no município de Poção em Pernambuco. Além destes elementos, será reforçado o papel da mulher no desenvolvimento rural sustentável, alicerçado na abordagem territorial.

Além de Poção e Pesqueira, a proposta é envolver municípios vizinhos da Paraíba, como São João do Tigre, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro e Monteio, que tem também em sua história cultural e econômica a produção da renascença.

Um território de identidade cultural fortalece o perfil identitário dos sujeitos sociais locais, fundamentado nos princípios básicos da democratização das políticas públicas como a descentralização das decisões, a regionalização das ações e a co-responsabilidade na aplicação de recursos, bem como na execução e avaliação de projetos pactuados pelos atores locais, reforçando a gestão social, a democracia participativa e a superação da pobreza. Resulta de um processo sócio-histórico de ocupação da região, das suas tecnologias produtivas, formas de sociabilidade, convívio e produção material e imaterial.

“A Feira de Conhecimento será um marco importante para avançar na construção de um debate coletivo sobre o território de identidade cultural da renda renascença. E assim, articular democraticamente políticas públicas que fortaleçam as mulheres rendeiras dos municípios que compõem o território”, enfatizou a presidenta da Associação Cáritas Paroquial de Cruzeiro de Poção, Socorro Gemino.

Durante a Feira de Conhecimento será construído pelas participantes uma Carta Política, como instrumento de expressar o desejo das rendeiras em criar o território de identidade cultural da renascença e chamar à atenção para o apoio e articulação junto às entidades da sociedade civil e organizações governamentais.

Na sexta-feira (04) à noite, na Praça da Igreja Matriz de Poção, acontecerá o lançamento da Carta Política. Além desse momento, terá exposição e comercialização de peças de renascença e atrações culturais. A Feira de Conhecimentos faz parte da proposta contemplada pela Associação Cáritas Paroquial no Edital Nº 02 /2015 – Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil do Programa Semear – Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas.

SURGIMENTO – A renda renascença chegou ao Brasil através dos portugueses e foi ensinada em Pernambuco nos conventos e colégios internos de freiras. Surgiu no município de Poção-PE na década de 30, pelas mãos de uma senhora famosa na cidade, Maria Pastora. O município é um das maiores produtoras de Renda Renascença do país. Hoje, o país exporta renda para sete países da América, Europa e Ásia. Cada ponto da renda recebe um nome especial, inspirado em sentimentos, elementos da natureza ou alimentos da região. Entre os mais conhecidos e mais utilizados pelas rendeiras estão: aranha, abacaxi, traça, cocada, xerém, amor seguro, laço, sianinha, malha, amarrado e o olho de pombo.

 Fonte: Assessoria de Comunicação

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.