Renata Campos interfere na fusão do PSB com o PPS

1Não fosse a interferência de Renata Campos, o PSB de São Paulo teria tido condições de selar a fusão com o PPS, independentemente de qualquer resultado da reforma política aprovada na Câmara dos Deputados, e retirando de Pernambuco uma boa parcela do poder sobre o comando nacional do partido. A “abulia e inexperiência da turma de Pernambuco”, que acordou tarde demais para a gravidade da questão e o avanço seguro de Márcio França, vice-governador de São Paulo e dirigente do PSB daquele estado, fez com que Renata, viúva do ex- governador Eduardo Campos, entrasse no processo.

E, após conversa recente com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, ela puxou o freio de mão e o processo da fusão recuou. Essa é a versão que prevalece nos gabinetes socialistas em Brasília. E, pelo recuo, Márcio França, “que foi com muita sede ao pote”, deve ter sentido que, assim como o PSB de Pernambuco não comanda o partido sem a anuência do PSB de São Paulo, os paulistas também não terão o controle da legenda sem uma boa vizinhança com os pernambucanos.

Se fossem adiante, França e seus seguidores, entre os quais o senador Fernando Bezerra Coelho, estariam, digamos assim, “profanando” a memória de Eduardo. Essa fama, claro, ninguém quer. Agora, passando para o lado de cá, ficou claro que a ambição dos socialistas pernambucanos, que trabalharam inclusive para  comandar nacionalmente o partido, com uma postulação do prefeito Geraldo Julio, não corresponde à habilidade política exigida para o trato de questões nacionais. Ainda têm muito o que aprender. Como se sabe, numas das reuniões da executiva nacional, o governador Paulo Câmara, vice-presidente do partido, e Geraldo Julio, secretário-geral, “entraram mudos e saíram calados”. Enfim, esse é apenas o primeiro round da disputa pelo controle nacional do PSB, que culminou com o encontro do governador Paulo Câmara com Márcio França, em São Paulo, nesta semana, quando colocaram novos pingos nos is da fusão. Agora é aguardar os próximos passos.

Casamento político

Neste sábado, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio estarão em São Paulo prestigiando a cerimônia de casamento do filho de Márcio França, vice-governador de São Paulo. A festa acontece  em pleno recuo do processo de fusão do PSB com o PPS e pode marcar uma nova fase entre os pernambucanos e paulistas.

Pagando mico 

O PPS já tentou três vezes se juntar a outro partido. A primeira foi com o PHS e PMN, em 2006, quando fundaram a Mobilização Democrática para superar exigências da cláusula de barreira. Em 2013, foi o ano da fracassada união com o PMN, e agora a fusão com o PSB caminhando para ser engavetada.

Não sai, mas… 

Ninguém imagina João Paulo, ex-deputado federal e ex-prefeito do Recife, em outro partido que não seja o PT. Mas o sentimento do petista, que garantiu ao partido três vitórias consecutivas para Prefeitura do Recife, estaria perto disso. Por motivos óbvios.

Tiro no pé 

Vice-líder da oposição na Assembleia, Álvaro Porto (PTB) acredita que os socialistas estão descredenciando o currículo de administrador brilhante atribuído a Paulo Câmara na campanha: “Querer jogar nas costas da oposição de Pernambuco em Brasília a articulação que falta ao governo é, no mínimo, reconhecer publicamente as limitações do governador”.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.