Rússia desenvolve caminhão sem motorista para andar na neve

1Um caminhão capaz de circular sem motorista, inclusive no campo, e a velocidades de até 60 km/h em condições climáticas adversas já é uma realidade graças ao trabalho de uma universidade russa e da fabricante Kamaz.

“Muitos outros fabricantes, como Volvo e Daimler, também trabalham em automóveis-robô. Mas nós conseguimos fazer com que nosso Kamaz circule sem motorista com mau tempo, com nevoeiro, chuva ou neve”, explicou Alevtina Chernikova, reitora da Universidade Tecnológica MISIS de Moscou.

Essa universidade, o primeiro centro de pesquisa nacional da Rússia, desenvolveu “os olhos do caminhão”, um complexo programa ótico que analisa o ambiente pelo qual circula o veículo e transmite a informação ao sistema de inteligência artificial que o conduz.

O caminhão já passou por 2 testes neste ano e provou que é capaz de seguir outro caminhão conduzido por uma pessoa, acompanhando seus movimentos mesmo que em ziguezague, parar diante de obstáculos e realizar manobras simples como virar ou mudar de sentido.

“Nossos caminhões já podem circular em piloto automático a velocidades de 60 km/h, suficientes para a cidade. Em alguns anos já poderão alcançar os 90 km/h”, declarou um porta-voz da Kamaz, fabricante com fama mundial após ganhar 12 das 16 últimas corridas do Rali Dacar.

Embora a conclusão do projeto esteja prevista para 2020, várias empresas dos setores agrícola, energético e de mineração já demonstraram grande interesse em ter um caminhão com essas características.

“As empresas precisam de veículos capazes de circular em condições perigosas onde não há estradas” e em áreas onde o clima é muito adverso, como é o caso do círculo polar ártico russo, onde há enormes jazidas para mineração e exploração de petróleo e gás natural.

O sistema de reconhecimento do ambiente agora adaptado ao Kamaz já havia sido desenvolvido antes de ser incorporado ao projeto. Na atualidade, o sistema já é utilizado como “um ajudante na estrada, que avisa o motorista sobre os perigos e obstáculos em situações críticas”, comentou Chernikova.

Motivada pelo sucesso inicial do caminhão e de muitos outros projetos, a universidade inaugurou um centro de pesquisa de robótica aplicada que se propõe a reunir os melhores cientistas e técnicos do país no setor.

No futuro, o centro terá diferentes laboratórios de pesquisa, entre eles um de inteligência artificial e outro de interface para sistemas autônomos intelectuais.

A universidade – reconhecida como uma das 5 melhores da Rússia em ciências aplicadas – tem a ambição de estruturar uma rede integral para dar vida a seus desenvolvimentos tecnológicos, desde a sala de aula e o laboratório onde nascem as ideias, até sua materialização em algo útil e rentável.

“Queremos integrar a educação, a ciência e os negócios na introdução de nossas tecnologias. E aqui é fundamental o nosso papel de centro educativo, além de científico, porque é necessário formar quadros capazes de dar utilidade” a todos os avanços que estarão presentes em nossas vidas no futuro, ressaltou Chernikova.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.