Secretários do governo Paulo Câmara se preparam para reuniões de monitoramento

1O governo estadual finaliza este mês o mapa da estratégia que norteará suas as ações pelos próximos quatro anos e a partir daí começarão as sessões de monitoramentodo governador Paulo Câmara (PSB) com os secretários estaduais. O modelo de acompanhamento dos projetos executados no Estado com a participação de todo o secretariado em uma reunião conjunta foi instituído por Eduardo Campos e desde então ficaram famosas nos bastidores políticos as cobranças mais incisivas do ex-governador. A expectativa agora é para saber qual será a linha de atuação do atual chefe do Executivo estadual.

Interlocutores do governo afirmaram que o jeito sereno de Paulo não significa que haverá menos cobranças para os secretários. A avaliação, feita em reserva, é de que o governador tem um estilo diferente do de Eduardo, mas  sabe ser duro quando necessário. “Ninguém pode se enganar. Paulo é tranquilo, mas quando ‘estoura’ pode ser pior do que Eduardo. O nível de paciência é maior, mas a firmeza pode ser bem evidente”, diz um governista.

Na análise dos integrantes do governo, o fato de Paulo ter sido secretário de governo vai facilitar a compreensão do trabalho dos seus auxiliares. No entanto, entre os atuais secretários, ninguém espera moleza nas cobranças. Nem mesmo a crise econômica que tem emperrado a administração pública poderá ser usada como desculpa  uma vez que as obras  prioritárias terão  recursos garantidos. Com o orçamento de suas pastas em mãos e as propostas sugeridas durante o Todos por Pernambuco consolidadas, os gestores saberão exatamente o cronograma financeiro e de prioridades.


Um governista explica que os secretários precisarão estar atentos à fiscalização de obras para responderem com exatidão aos questionamentos de Paulo. “Se o governador já deu uma ordem de serviço para a recuperação de uma estrada e o recurso foi repassado e a obra não está andando é porque não está havendo monitoramento do secretário. O governador sabe que se não estiver em cima, o negócio não anda. Isso é com qualquer obra, seja estrada, hospital ou barragem”, exemplifica outro interlocutor de Paulo.

A aposta entre os governistas é que, nessa primeira rodada de monitoramento, Paulo coloque em prática uma lição que aprendeu ainda na época em que foi secretário de Administração de Eduardo Campos, em 2007. Isso significa que o governador colocará uma lupa em cima dos “pontos fora da curva” para evitar que obstáculos circunstanciais virem  tendência no governo. Estreante na política, ele também terá que tomar para si o papel de estimular a tropa para chegar ao fim do ano com um saldo positivo.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.