Suspeitas de chicungunha são na realidade dengue

1Dos 71 casos suspeitos de chicungunha comunicados à Secretaria Estadual de Saúde nos três primeiros meses do ano, 30% já foram confirmados como dengue, segundo exames realizados no Laboratório de Saúde Pública (Lacen-PE), uma referência regional do SUS. Os demais ainda estão sendo investigados. A febre chicungunha é transmitida pelo mesmo mosquito, mas a doença causa de forma mais exacerbada dores articulares, que se prolongam por meses. Por isso, os epidemiologistas acreditam que a maioria dos casos pré-diagnosticados como  chicungunha  são na verdade dengue.

No Lacen, 1.700 amostras de sangue deram entrada no setor de diagnóstico de dengue no trimestre, o equivalente ao analisado  em todo o ano passado. “Os casos suspeitos de rubéola e sarampo descartados  também estão sendo comprovados como dengue”, conta a virologista Valdete Oliveira, confirmando o adoecimento generalizado, com manchas vermelhas no corpo, como a nova dengue.

Há 14 anos no setor, ela já isolou o vírus em amostras de sangue de pacientes e de vísceras retiradas dos que não sobreviveram. “O da dengue parece ter afinidade  com células do fígado, o que pode explicar hepatites associadas. Mas já detectamos sua presença em fragmentos do cérebro”, conta Valdete. Isso poderia explicar complicações neurológicas constatadas em epidemias anteriores.

No Lacen, são realizados na rotina quatro tipos de exames para confirmar o diagnóstico de dengue. Além da sorologia IgM (que verifica a infecção atual, de sete a 10 dias após o início dos sintomas) e está disponível na rede particular, o laboratório usa outras técnicas mais sensíveis que podem esclarecer o quadro já no início da infecção até o terceiro dia da doença. O laboratório dispõe do teste rápido que faz a pesquisa do antígeno NS1. “No início da doença há uma produção intensa de uma proteína pelo vírus, alvo do teste”, explica Valdete.

O Laboratório de Saúde Pública faz ainda o  isolamento viral, utilizando células clonadas da glândula salivar do mosquito, e também identifica o microrganismo por meio de biologia molecular. Para dar melhor cobertura ao Estado, diante da atual epidemia, todas as regionais de saúde dispõem do exame de sorologia, que pesquisa anticorpos de uma infecção recente por dengue, o IgM.

Dos 184 municípios de Pernambuco e o distrito de Fernando de Noronha, menos de 15%  não registraram casos da doença este ano.  Quatro dos 12 territórios em que a saúde organiza sua rede estão em epidemia: o Grande Recife, a região de Arcoverde, Limoeiro e Goiana. São 14.346 doentes suspeitos até agora, 22 graves e dez mortes em investigação.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.