Um novembro de alerta

1Metade dos homens brasileiros nunca foi ao urologista (51%), e os recifenses estão entre aqueles que evitam o especialista. Esta realidade da saúde masculina foi divulgada em uma pesquisa nesse ano depois de um levantamento com 3,2 mil homens distribuídos entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e a capital pernambucana. Em cada uma delas foram ouvidos 400 homens a partir dos 35 anos. O estudo foi encabeçado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a Bayer e mostra um aspecto que culturalmente o brasileiro conhece bem: a rejeição do homem em cuidar da saúde íntima. É para combater essas barreiras sociais e alertar para a necessidade dos exames de diagnóstico precoce do câncer de próstata que o Novembro Azul entra como momento de conscientização.

Os dados que comprovam uma negligência masculina com este tipo de câncer não param por aí. Um levantamento pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata também divulgado em 2015 aponta que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas, protelando assim o do diagnóstico e início de tratamento. Outro levantamento internacional realizado pela ONG britânica Cancer Care endossa as estatísticas revelando que cerca de 10% dos pacientes chegam na consulta pela primeira vez com o tumor disseminado para outros órgãos, ou seja em metástase. A mesma ONG estima de 1,1 milhão de homens são atingidos pelo câncer de próstata, que provoca 307 mil mortes no mundo por ano. No Brasil é o segundo câncer mais frequente entre os homens. São 70 mil novos casos por ano da doença. As mortes no País giram em torno de 13 mil por ano. Em Pernambuco, 681 homens foram a óbito pela doença em 2014.

Os números mostram a gravidade do problema para a saúde pública mundial e nacional, por isso o mês de novembro está na mira de várias campanhas de sensibilização junto aos homens para buscar o urologista na idade certa. “Existe uma recomendação que os homens a partir dos 45 anos, desde que tenham histórico de câncer de próstata na família, busquem uma consulta com o urologista. Para aqueles que não têm história familiar a recomendação é a partir dos 50 anos”, disse o representante da SBU, Clóvis Fraga. O especialista comentou que quando comparada a relação da mulher como o ginecologista a do homem com o urologista, as situações são bem diferentes. “Elas estão acostumadas a exames de rotina, a buscar o médico sem estar necessariamente doentes. Já eles, não. Os homens tem uma resistência maior, só buscam ajuda quando já estão sentindo alguma coisa. Contudo, essa resistência tem mudado nos últimos anos. Muitos já estão buscando o médico espontaneamente”, comentou. Marivaldo Gomes, 58 anos, é um desses bons exemplos. “Procurei os urologista pela primeira vez aos 45 anos, mesmo sem nunca ter tido casos na família. Os homens precisam se conscientizar que com a idade é preciso se prevenir. Eu indico que todos os meus amigos façam os exames e procurem o médico, mas muitos ainda ficam com pé atrás”, contou.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.