Vacinação contra HPV segue tendência nacional e cai no Recife

1O Ministério da Saúde (MS) lançou, nesta quinta-feira (10), a campanha de imunização da segunda dose e uma mobilização nacional para incentivar a vacinação contra o HPV. No Brasil, até agosto, 2,5 milhões de meninas de 9 a 11 anos foram protegidas. Isso representa 50,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas nessa faixa-etária. No ano passado, 100% tomaram a primeira dose, alcançando 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos. Entretanto, só 3 milhões destas meninas procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 60%, sendo que a meta do ministério é vacinar 80% do público-alvo. A recomendação do MS para ampliar a imunização é a parceria com as escolas. “Ela tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, a vacina é licenciada em mais de 130 países e utilizada como estratégia de saúde pública em mais de 60 países, por meio de programas nacionais de imunização”, afirmou o ministro Arthur Chioro. A cobertura vacinal do HPV no Recife também tem caído. Em 2014, a primeira dose imunizou 100% do público-alvo, mas a segunda, apenas 42,2%.

Já neste ano, a primeira etapa alcançou, em março, 42,4% das meninas de 9 a 11 anos. Agora, a Secretária de Saúde tenta virar o jogo e conseguir conscientizar e sensibilizar os pais da importância da vacina contra o vírus, que é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero. 

A meta da campanha nesta segunda fase de 2015 é imunizar 80% do grupo prioritário, ou seja, 34,2 mil meninas. “Somente uma dose não imuniza a adolescente contra o HPV, por isso é necessário que os pais levem as filhas para tomar a segunda dose da vacina”, alertou a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel. A gestora destacou ainda que outra negativa dos pais em permitir a vacinação é relacionar a vacina como estímulo à vida sexual das adolescentes. “Verificamos esse comportamento dos pais neste ano. Muitos alegaram que a imunização seria um incentivo ao início da vida sexual.

Mas eles precisam entender que ela é uma prevenção importante para o futuro dessas crianças”, destacou. Além de estar disponível desde o início do mês em todos os postos de saúde, policlínicas e Upinhas, as ampolas também começaram a ser administradas nesta semana nos colégios da rede municipal. “Nas escolas está o aglomerado maior de meninas nessa faixa etária. É uma estratégia boa, porque em pouco tempo se consegue vacinar um número bem grande de meninas e não há aquela dependência delas procurarem um posto”, comentou. Elizabeth Azoubel explicou que as unidades de ensino montaram cronogramas próprios junto à gerência de saúde dos Distritos Sanitários para que técnicos administrem as doses no horário de recreio. Só são imunizadas as estudantes autorizadas pelos pais. Este foi o caso, por exemplo, de Manoela Fernandez, 10 anos, aluna da Escola General San Martin. “Tomei a primeira dose no posto e minha mãe disse que poderia tomar a outra aqui. Minha mãe disse que era importante e eu também vi na televisão.

Sei que é contra o câncer no futuro”, disse. Já Julia Gabriela e Maria Rita, ambas de 9 anos, não tinham tomado a primeira dose em março e fizeram a imunização nesta quinta-feira (10). Apesar do medo e reclamarem da picada, as meninas foram orientadas sobre a necessidade da vacinação. A coordenadora do Distrito IV, Andrea Albuquerque informou que para suprir o déficit vacinal de outras etapas, a campanha de agora está vacinando as crianças e adolescentes que não completaram o calendário vacinal. Isso inclui adolescentes que já completaram 14 anos e tomaram só a primeira dose da vacina e as adolescentes de até 13 anos que ainda não receberam nenhuma dose. O cronograma de imunização para o HPV prevê uma primeira aplicação e seis meses depois a segunda. Uma terceira deve ser administrada em cinco anos. A campanha segue até o fim do mês, mas pode ser prorrogada.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.