Vendas no Dia dos Pais devem ser dominadas pelo setor de confecções

1O Dia dos Pais não é das datas mais comemoradas no calendário do comércio e neste ano, então, com cenário de crise econômica, a situação ficou ainda pior para eles. Diferentemente de outros anos, quando os eletrônicos estavam no topo da lista, neste ano, os pais devem receber mais itens de vestuário e acessórios devem ser os mais procurados neste ano por quem vai presentear os pais, com 51,8% de intenção de compra pelos consumidores entrevistados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE). O valor médio da compra de presentes este ano é de R$ 127, enquanto que a quantia gasta com almoço ou jantar de família é de R$ 103.

Se não for bom para os pais, será bem pior para o varejo. Segundo a pesquisa da Fecomércio, feita em parceria com o Sebrae-PE, os empresários têm uma expectativa de vendas 9,7% menor que no ano passado. “Isso acontece por conta da inflação alta”, explica Rafael Ramos, economista da Fecomércio-PE. Segundo ele, o desemprego crescente, o endividamento das famílias e o aumento de impostos e juros fazem com que o consumo caia”. A pesquisa aponta que a maioria dos consumidores entrevistados afirmou que vai pagar em dinheiro, mas os empresários acreditam que a maior parte dos pagamentos será feita com cartão de crédito.

Frederico Leal, diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Recife), também culpa a crise pela má expectativa do varejo. “A situação econômica está muito problemática. Tudo cria um clima de muita insegurança. Por isso teremos um Dia dos Pais menor que em 2014.” No entanto, Leal afirma que não faltam iniciativas do setor para tentar inverter esse quadro.

Essa tendência de baixas expectativas deve se manter até o fim do ano. “Vamos fazer outras promoções ainda em parcerias com lojas e shoppings”, afirma Leal, Para ele, a economia não vai mudar assim tão de repente. “O clima é de incerteza”, afirmou. Por outro lado, Rafael Ramos avalia que o restante do segundo semestre deve ser melhor que pelo menos o primeiro. “As famílias sofreram muito com os aumentos do primeiro semestre, mas aos poucos elas estão se reestruturando financeiramente. Vai melhorar, mas ainda não vai superar os índices de 2014.”

A pesquisa apontou que ainda existem empresários locais que não foram afetados pela crise e esperam vender mais que no Dia dos Pais de 2014. Thomaz Lera, gerente da loja de roupas masculinas Broomer, está entre os 15,8% dos empresários que afirmam não sentir os impactos da crise econômica.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.