Zika vírus não impede aleitamento materno, afirma Secretaria de Saúde

1A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou na tarde de quinta-feira (3) sua posição oficial a respeito do aleitamento materno por mulheres com zika, após a suspeita de que o vírus pode ser transmitido por meio da amamentação. A SES informou que “ratifica” o comunicado publicado no dia anterior pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. O documento frisa que não há evidências suficientes para modificar as condutas adotadas atualmente a respeito do aleitamento materno.

Essa é a mesma posição adotada pela coordenadora do Banco de Leite Humano do  Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Vilneide Braga. Segundo ela, o importante é acalmar as mães, esclarecer dúvidas e derrubar mitos sobre a questão. “Isso é uma conjectura, a possibilidade de transmissão pelo leite humano, mas, assim como outras doenças, é um risco muito menor. Assim como a partícula viral, o leite vem com o anticorpo que a mãe produziu. Se o bebê está num ambiente em que a mãe tem zika, ele também tem o risco, mas esse risco de pegar pelo leite é infinitamente menor do que ele pegar pelo mosquito”, explica.

Vilneide esclarece que o foco deve ser a transmissão intrauterina pelo zika, que é o que pode causar a microcefalia. “O problema mais sério é a aquisição do vírus durante a gravidez. Não temos por que desaconselhar o aleitamento materno. É que, como tudo é muito novo, as pessoas acabam fazendo terrorismo”, acalma a especialista.

O comunicado nacional, divulgado na última quarta-feira (2) e assinado pelo diretor do IFF, Carlos Maurício de Paulo Maciel, e pelo coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, vai no mesmo sentido: “À luz dos conhecimentos científicos atuais, não dispomos de evidências para alterar as condutas assistenciais e técnicas no que concerne ao aleitamento materno e aos Bancos de Leite Humano frente ao cenário epidemiológico do zika vírus”.

Serviço
Confira a lista dos bancos de leite pernambucanos

Hospital Agamenon Magalhães – 3184.1690
Hospital Barão de Lucena – 3184.6552
Hospital das Clínicas – 2126.3831
Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam) – 3182.7720
Maternidade Bandeira Filho – 3355.2235
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip) – 2122.4719 / 4103
Hospital De Ávila – 3117.5548
Hospital Jesus Nazareno/Caruaru – 3719.9338
Hospital Dom Malan/Petrolina – 87 3202.7000

Há, ainda, quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques (3355.1815), Maternidade Barros Lima (3355.2170), Uniame (3302.6261) e Hospital Memorial Guararapes (3461.5300). Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.