15,5 mil alunos migram para o ensino público

1Mais de 15 mil alunos da rede privada migraram para instituições públicas de ensino somente neste ano. Na rede estadual, das 49.240 novas matrículas, 15.515 são de estudantes que vieram de escolas particulares, ou seja, 31,5%. Segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEE), os números ainda são preliminares. A pasta também afirmou que a migração se deve a melhorias no desempenho dos resultados das escolas, além de políticas como o Programa Ganhe o Mundo e à inserção de tecnologias na rede. A dificuldade de pais ou responsáveis de arcarem com as mensalidades também é levada em consideração. O Sindicato dos Professores da Rede Particular (Sinpro-PE) lembra que, nas unidades particulares, os pais têm direito a ter acesso à planilha de custos da escola para saber o porquê dos reajustes.

O aumento parece significar que a crise econômica chegou forte no bolso dos trabalhadores. O mês de janeiro chegaria com pressão no orçamento da dona de casa Luciana Barreto, 36 anos. A mensalidade da escola onde a filha dela estudava, a adolescente Laura, 14, estava na casa dos R$ 400. “Sustentar mensalidade de escolar particular não está fácil”, lamentou. A garota, que nunca estudou em escola pública, foi matriculada pela primeira vez neste ano, na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Santa Ana, em Jardim Atlântico, Olinda. “Ela está muito empolgada”, contou Luciana.

Ela acrescentou que optou por transferir Laura por causa das oportunidades que o Estado oferece aos alunos matriculados, como a Lei das Cotas e intercâmbio para outros países, como o Programa Ganhe o Mundo. “Esses fatores, querendo ou não, podem proporcionar um futuro melhor para minha filha”, destacou.

A folga no orçamento não será somente na mensalidade. Só de material escolar, no ano passado, a mãe de Laura gastou mais de R$ 500.

Segundo o secretário de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Professores da Rede Particular (Sinpro), entidade que representa aproximadamente 3,5 mil colégios particulares de Pernambuco, Luciano Paz, o índice de reajuste das mensalidades para 2016 ficou entre 12% e 15%, dependendo da escola. Paz ressaltou que o que precisa ser levado em consideração é a estrutura que a rede estadual disponibiliza como, por exemplo, as escolas em tempo integral. “Isso tem atraído as famílias de classe média pelo fato de a educação pública ter um ensino de qualidade, além de oferecer material didático gratuito. Tem pai que gasta mais de mil reais com esses produtos escolares.”

REDE ESTADUAL – Com o aumento de alunos nas salas de aulas de escolas públicas, a preocupação é se as instituições conseguirão receber todos os alunos. No entanto, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) garantiu que não faltarão vagas. “Ofertamos quase 100 mil vagas. E já temos ociosidade na rede. Até agora, só metade delas foi ocupada”, afirmou o secretário de Educação, Fred Amâncio. Atualmente, a rede conta com 1.049 escolas, sendo 300 unidades de referência em Ensino Médio e 29 escolas técnicas, que são as mais procuradas, segundo o secretário. Amâncio acrescentou que cada um dos 185 municípios de Pernambuco oferece, pelo menos, uma escola de referência.

Fonte: Folha-PE

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.