1º dia do Enem adiado teve mesmo nível de dificuldade da prova de novembro

ENEM-JOVENS-1200-696x466As provas de ciências humanas e ciências da natureza da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mantiveram o nível de dificuldade da prova aplicada em novembro, segundo professores ouvidos pelo G1. O professor Ademar Celedônio, diretor de ensino do Sistema Ari de Sá, de Fortaleza. Ele afirmou que a prova “veio praticamente nos meios eixos temáticos da anterior”. Em ciências humanas, por exemplo, as questões gravitaram ao redor dos eixos de sociedade, cultura e poder, o que, segundo ele, “já é uma tendência” do Enem.

Antonino Fontenellle, professor de química do Sistema Farias Brito de Ensino, também de Fortaleza, afirmou que a isonomia da prova foi mantida em relação à aplicação de novembro. Segundo ele, candidatos que já fizeram o Enem não devem se preocupar com uma possível “quebra de galho” do governo com os estudantes do exame adiado. “A prova foi no mesmo padrão, com umas questões mais fáceis, umas mais difíceis. Depende daquele nível de especificidade do aluno. Tanto química, física quanto biologia têm cobrado bastante conteúdo. A prova veio tão ‘pesadinha’ quanto o Enem passado. Quem achava que ia ter diferença não teve muita não.”

Ciências humanas

Entre as questões de ciências humanas, Celedônio disse que os professores do cursinho encontraram uma prova de história um pouco mais difícil que a da primeira aplicação do Enem 2016, “mas a prova de ciências humanas como um todo veio no mesmo pé de igualdade”. Alguns dos temas abordados são relacionados ao “papel da justiça, ética, moral e africanidade”, explicou o professor do Ari de Sá. “Ainda chamou a atenção sobre a abordagem de teorias raciais, isso escravismo no Brasil, transição do trabalho escravo para o trabalho livre.”

Em geografia, os eixos temáticos abordados foram os de humanidade, economia e meio ambiente, com a abordagem de assuntos de agronegócio, meio ambiente, população e cartografia. Os professores do Ari de Sá destacaram o aparecimento de uma questão atual: o aquecimento global. De acordo com Celedônio, a questão falou sobre as consequências da falta de consciência política que leva ao degelo das calotas polares.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.