Ação social leva cinema para detentas do Bom Pastor

Escurinho, pipoca, guaraná e muitas emoções. O clima de uma sessão de cinema é o mesmo em qualquer lugar, inclusive onde o sol nasce quadrado. Na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife, acontece, mensalmente, o Cineclube Alumia – O Luzir do Cárcere, um projeto que visa inserir exibições cinematográficas na densa realidade das detentas, como forma de abstração, como processo de ressocialização e como ferramenta pedagógica de empoderamento feminino.

Descontraídas, relaxadas e entretidas pela exibição do filme “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert, as detentas se mostraram bastante ligadas ao enredo, com direito a gritos de “sim” em alguns momentos de tomada de decisão dos personagens e a várias risadas. Quando vamos ao cinema, geralmente estamos acompanhados dos nossos familiares, amigos ou companheiro. No Bom Pastor não foi diferente. Algumas mulheres estavam abraçadas e outras de mãos dadas a suas parceiras. As demais ao lado de colegas e uma em específico chamava a avó para se sentar. Mas todas pareciam estar bem à vontade, umas até de pés descalços, como se estivessem no sofá da própria casa. Em especial, no momento da pipoca.

Para Inês Ferreira de Lima, de 50 anos, detida há três anos por suspeita do homicídio do marido, o projeto distrai a cabeça e lhe dá a chance de acompanhar as coisas que ela perdeu. “Deus me colocou aqui para aprender. Vem a saudade da minha filha, dos parentes, dos amigos. Vou aproveitar para entender as coisas e sair erguida para reconquistar minha família”, contou, ao enfatizar que prefere os filmes infantis por trazer lembranças da filha. As exibições dos filmes são sempre seguidas de debates com convidados. Na ocasião, como a obra exibida tratava da vida de uma empregada doméstica, a integrante da Sociedade de Mulheres Negras Uiala Mukaji e prestadora de serviços de assessoria ao Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco, Vera Baroni, foi convidada para falar a respeito da resistência feminina.

De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, Juliana Gleymir, de 25 anos, a seleção dos filmes, além de valorizar o cinema nacional e, principalmente, o pernambucano, parte do critério de gênero. As películas com mulheres na direção, na produção ou como protagonistas são prioridade. A escolha também parte da busca por elementos que, de alguma forma, façam parte do contexto de vida das carcerárias, a exemplo dos filmes Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro e Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro. Esses filmes, com canções de brega na trilha sonora, são capazes de gerar uma identificação muito grande. “Me sinto muito feliz em ver que o brega que eu conheço e canto, elas estão cantando junto. É incrível partilhar esse momento e poder construir um diálogo”, contou.

O Cineclube Alumia, realizado desde janeiro e programado para acontecer até outubro desse ano, nasceu da parceria com a Secretaria de Ressocialização (Seres) e a Secretaria da Mulher, viabilizado por financiamento do Governo do Estado, através do Funcultura, com o intuito de levar o lúdico para o cotidiano das presidiárias e aliviar as suas dores. Segundo Juliana, em relação às mulheres, o sistema carcerário é muito perverso e opressor. “A superlotação é um grande problema no país e no estado. Já ouvi história de que há de 7 a 9 mulheres dividindo o mesmo colchão”, declarou.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.