Aécio e senadores da oposição dizem que Maranhão quis “5 minutos de fama” e que impeachment seguirá

1Senadores da oposição ao governo Dilma estão confiantes de que o processo de impeachment continuará no Senado Federal, já que consideram a decisão do presidente interino da Câmara Waldir Maranhão (PP-MA) “esdrúxula, sem valor, e que invade a competência do Senado”.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), explicou que a matéria está preclusa na Câmara, cabendo portanto ao Senado seguir o processo:

— A decisão do presidente da Câmara é absolutamente esdrúxula e invade a competência do Senado, já que a Câmara não tem mais instância sobre o processo do impeachment e, portanto, a matéria está preclusa. O Senado Federal deve dar sequência ao julgamento, como já estava previsto dentro da sua competência e atribuição constitucional.

Cássio Cunha Lima disse ainda que ação nada mais é do que ‘chicana’, termo usado pelo ex-presidente do STF Joaquim Barbosa durante o julgamento do mensalão, ao reclamar dos recursos protelatórios, para ele excessivos, dos réus.

OAB e juristas dizem que decisão de Maranhão é “vale-tudo” inconstitucional

O líder tucano acusou aliados do governo e o próprio Eduardo Cunha de tentar evitar o julgamento. Eduardo Cunha divulgou nota condenando a ação e negando que esteja por trás da anulação.

Já o líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO), disse que a decisão de Maranhão não tem nenhum valor, já que a decisão do plenário é soberana e que a matéria não diz mais respeito à Câmara e sim ao Senado

— É apenas um momento de desespero do governo e cinco minutos de fama para o interino. Entrou apenas num jogo para atender seus patrões. É preciso respeitar a soberania do Senado Federal, onde ele não tem qualquer poder. O presidente Renan, inclusive, pode simplesmente ignorar o ato de desespero de Waldir Maranhão e do Governo.

Caiado se disse confiante de que o impeachment será votado nesta quarta-feira (11).

O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, também diz acreditar que o Senado manterá a votação para a próxima quarta.

— O Brasil tem que superar o mais urgentemente possível esse clima de instabilidade e, para isso, é fundamental que o Senado exerça suas prerrogativas e cumpra suas responsabilidades. Confiamos que essa será a decisão do presidente do Senado , Renan Calheiros, e da Mesa Diretora do Senado.

Aliado de Temer, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) classifica a decisão de Maranhão como “estapafúrdia” que não tem “base legal, política ou jurídica”. Segundo ele, o Senado Federal “tem cumprido um papel importante da ação” e não pode ser barrado.

— Lá [na Câmara], o processo já se esgotou e agora está aqui [no Senado]. Então, é incabível e inadmissível a intervenção de qualquer presidente ou membro da Câmara nos procedimentos do Senado.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.