Alunos de universidades de Petrolina se reúnem em ato contra a PEC 241

Manifestaçãod e estudantes das universidades de Petrolina contra a PEC 241 (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)No Sertão de Pernambuco, os estudantes de universidades de Petrolina realizaram a manifestação ‘Ocupa Vale’, na Tenda Cultural da Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina.  Segundo a organização, cerca de 300 pessoas participaram do ato. A polícia não compareceu ao manifesto.

Entre os manifestantes estavam estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do São Francisco (Univasf), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) com apoio de alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), situada na cidade vizinha, Juazeiro, na Bahia.

Os universitários confeccionaram cartazes e faixas, declarando serem contrários à PEC 241, a reforma do Ensino Médio e o projeto mais conhecido como ‘Escola Sem Partido’ e outras medidas implantadas pelo atual governo brasileiro.

De acordo com a presidente do Centro Acadêmico (C.A) de História da UPE, Williany Ferreira, a reunião dos alunos aconteceu porque a pauta de reivindicação é comum entre as instiruições. “A PEC 241 foi aprovada na Câmara, a gente tem uma medida provisória do Ensino Médio que reforma e a gente acredita que precariza a Educação, até porque temos cursos de licenciatura de universidades do Vale do São Francisco e a gente sabe que vai prejudicar muito. Organizamos esse ato para a gente falar que não concordamos com isso, para tentar revogar essas coisas que estão acontecendo e dizer não a esse retrocesso”, declara.

O estudante de Ciências Biológicas da Univasf, Rodrigo Leite, avalia como importante a união dos estudantes em prol de uma pauta única. “Existe uma confluência de interesses em fazer funcionar o que já existe de público e vamos lutar para que não seja destruído. Apenas organizados e lutando juntos é que a gente vai conseguir mostrar a grande insatisfação que existe no momento com essas medidas que são contra os trabalhadores e filhos de trabalhadores que estãop estudando e tentando se realizar no ambiente universitário”.

A mobilização dos estudantes também teve apoio de professores. “O aluno percebeu a precarização da Upe e resolveu parar, uma uniciativa do aluno e esse é um grande diferencial. Então, temos que ajudar o aluno nesse momento, não podemos deixar o aluno sozinho. A luta é nossa também”, ressalta a professora da Upe, Aparecida Brandão.

Após o ato na Praça do Bambuzinho, os manifestantes seguiram no final da tarde para a Ponte Presidente Dutra. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles fecharam um lado da via, dificultando o trânsito no local das 17h45 às 18h55.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.