Após anunciar esforço concentrado, Maranhão cancela sessão desta 2ª

02Após anunciar um esforço concentrado para compensar duas semanas sem votações, o presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), cancelou a sessão deliberativa convocada para esta segunda-feira (4).

O argumento é que não seria alcançado o número mínimo de deputados para realizar votações (257 parlamentares) – leia ao final desta reportagem nota divulgada pela assessoria de Maranhão.

Nas últimas duas semanas, a Casa já ficou paralisada porque Maranhão decidiu liberar os deputados para comemorar as festas juninas nos seus estados, principalmente no Nordeste.

A medida teve repercussão negativa, e Maranhão tentou compensar marcando sessões para segunda, terça, quarta e quinta desta semana.

No entanto, no meio da tarde desta segunda, decidiu cancelar a sessão marcada para as 16h.

O líder do governo, André Moura (PSC-SEC) criticou a medida argumentando que a expectativa já era mesmo que o quórum fosse atingido só por das 18h, o que normalmente acontece quando as sessões são marcadas para segunda-feira, dia da semana em que os parlamentares começam a retornar dos seus estados para Brasília.

A expectativa do governo era que fossem votadas duas medidas provisórias que trancam a pauta.

“Começamos mal a semana. Isso é muito ruim para a opinião pública, para um governo que precisa deliberar e aprovar matérias para retomar o crescimento da economia. Todas as matérias são importantes em um momento extremamente delicado que enfrenta o país. Começamos a semana sem produzir nada”, disse Moura.

Festas juninas
Todo ano, o ritmo de trabalho na Câmara diminui durante a semana em que é celebrado o Dia de São João (24 de junho), mas, neste ano, Maranhão decidiu dar folga na semana seguinte também, em razão do Dia de São Pedro (29 de junho).

Em ano de eleições municipais, as celebrações de junho ganham importância política porque os parlamentares que pretendem se candidatar a prefeito usam as festas para fazer campanha informal.

Nota da presidência da Câmara
Leia abaixo a íntegra de nota da assessoria da presidência da Câmara que justifica o cancelamento da sessão desta segunda-feira.

Nota de esclarecimento

A presidência da Câmara dos Deputados informa que a sessão deliberativa marcada para 14h desta segunda-feira (04/07) foi cancelada em razão do baixo quórum registrado na Casa.

Às 15h50 o Presidente Waldir Maranhão foi informado pela Secretaria-Geral da Mesa de que o quórum de parlamentares era de pouco mais de 60 deputados.

Como seria necessária a presença de 257 parlamentares para deliberar sobre matérias que tramitam na Câmara, e para evitar o desgaste de abrir e encerrar uma sessão sem votações, o Presidente decidiu remarcar a sessão para terça-feira, às 14 horas.

Informamos que a reunião de líderes está marcada para 15h desta terça.

Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.