Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Após mais de mil assaltos a ônibus, PE aposta em denúncias por celular
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Com o aumento no número de assaltos a ônibus no Grande Recife, o governo resolveu lançar um conjunto integrado de ações na tentativa de diminuir a incidência dos crimes. Entre as medidas adotadas estão um novo formato de Boletim de Ocorrência (B.O), o monitoramento da frota interligado com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) e um aplicativo para smartphone que alertará a polícia, em tempo real.
De acordo com os órgãos presentes, foram registrados, no período de janeiro a outubro deste ano, 1.033 roubos a ônibus no estado. No mesmo período de 2015, foram 704.
A ação, denominada “Plano Estadual de Enfrentamento aos Assaltos a Ônibus”, foi divulgada nesta sexta-feira (11) no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, bairro de São José. Ela foi apresentada pelo secretário das Cidades de Pernambuco, Francisco Papaléo, e representantes das polícias civil e militar, do Consórcio Grande Recife e do Detran-PE.
Passando de 18 para 24 itens para preenchimento, o novo formato de B.O visa descobrir melhor as áreas com maior incidência de assaltos. Agora, será necessário informar o local de embarque do bandido e o seu desembarque, além da matrícula e o nome do motorista e do cobrador. O modelo está sendo usado desde de julho deste ano. A idealização das medidas ocorreu em 2015, mas só começaram a ser aplicadas há três meses.
“É necessário saber se há filmagem da ação. Assim fica mais fácil identificar o criminoso e localiza-lo. Perguntamos ainda se aquela pessoa já roubou naquele mesmo percurso. Se sim, é um indicativo de que retornará a cometer o crime. Tudo isso foi pensado para agirmos com mais eficácia. Muitas empresas deixavam de prestar o BO quando a quantia do veículo não era levada. Isso acarretava uma subnotificação. Não queremos isso. Queremos números reais. Agora é obrigatório sempre prestar o boletim”, pontuou o delegado Joel Venâncio, coordenador da força tarefa no âmbito da Polícia Civil.
Tecnologia
Ainda em fase de testes, o aplicativo deve ser disponibilizado aos usuários em 60 dias. Com a plataforma, o passageiro poderá informar, em tempo real, o assalto. A mensagem será enviada ao sistema de monitoramento do Ciods, que encaminhará uma viatura para acompanhar o coletivo e efetuar a prisão dos suspeitos. O aplicativo será gratuito e disponível para IOS e Androide. Ele ainda não tem nome.
“A gente consegue, com o monitoramento do Ciods, identificar onde estão os ônibus e, com o rastreamento das viaturas da Polícia Militar, podemos identificar qual está mais próxima. O tempo resposta a uma abordagem desses meliantes vai ser muito melhor”, acredita o subcomandante da Polícia Militar, cel. Adalberto Freitas.
Assim como o aplicativo, os ônibus da Região Metropolitana do Recife também serão monitorados pelo Ciods. Dos cerca de 3 mil coletivos, 1.941 já receberam o dispositivo de monitoramento. O prazo é que toda a frota esteja com o dispositivo em até 60 dias.
Fonte:G1
Nenhum comentário