ARTIGO – Oposição: responsabilidade e compromisso com o povo!

                 Machado Freire - revista  Machado Freire

 Cada indivíduo que passa a vestir a camisa  de “franco e dedicado oposicionista” – numa situação como esta que começa  a se formar em Salgueiro, precisa ter a cabeça voltada para  o consciente coletivo e a  realidade vivida em nosso município, que é um dos que crescem menos no Estado.

Para integrar um movimento dessa natureza, com a responsabilidade que o caso requer, cada cidadão precisa entender que nesse conjunto de forças político-partidárias não  deve existir “nariz arrebitado”,  “vontade pessoal”,  “salto alto”, “eu faço”, eu mando”, etc e tal.

Todos devem entender que   integram  forças heterogêneas, diferente  do grupo que está no poder onde o conjunto dos “paus mandados”  obedece a uma só cabeça. “Para estes,” está tudo certo  e vamos ganhar de novo para permanecermos no come e dorme de sempre, que ninguém é de ferro”.

É muito duro ser oposição, participar de reuniões onde as cabeças pensam diferentes e “encontrar um norte” é uma coisa  complicada, pois no meio desse grupo (coisa natural)  existem  pessoas  que   não conhecem bem os meandros da política e acham que basta  compor uma chapa e tudo  foi resolvido.

É preciso “desarmar os espíritos”, colocar a cabeça no travesseiro, vestir a “camisa da humildade” e encarar os problemas com muita responsabilidade e compromisso de homem público, na acepção da palavra.

Não temos mais tempo para   “aventuras”, para alimentar  vontade pessoal; de se pensar que o nome do candidato ideal é daquele  que possa disponibilizar mais dinheiro em uma campanha. Nada disso!

Estamos vivendo um momento  tão complicado que para se fazer uma campanha séria, é preciso  realizar   de debates públicos com a juventude,  idosos, trabalhadores e empreendedores em geral  deles, inclusive  pessoas que nunca tiveram uma oportunidade para trabalhar e realizar os seus sonhos.

Imagine só: em 1983 Gonzaga Patriota chegou a Assembleia Legislativa  e  começou a gritar e  defender a interiorização  da Universidade. Só agora é que isso começa a acontecer. Quanto tempo perdido, quanta gente que foi embora , deles que não voltarão jamais.

O mesmo aconteceu com a nossa indústria. Ao contrário de aumentar, o nosso parque industrial encolheu.

O polo médico de Salgueiro começa a se estabelecer, com empreendimentos e investimentos   privados.  O poder público municipal não disponibiliza  uma ambulância para atender a população.

Quando  cada pessoa que integra o grupo das oposições se debruçar sobre estes e outros problemas e observar que não é uma tarefa fácil mudar a face do município que estagnou no tempo, apesar de ter recebido o apelido de “Roda do Desenvolvimento”,  vai entender, ao mesmo tempo,  que será preciso mudar a cabeça de muita gente.

Imagine, por exemplo, se um novo grupo assumir os destinos do município  e começar a fazer obras e deixa-las inacabadas; começar a encher  a prefeitura de gente apenas para fazer número e  reforçar o palanque na eleição seguinte. Fica tudo como antigamente!!!!

O  grupo que assumir os destinos  de Salgueiro,  a partir de 2017,  vai ter que começar a trabalhar agora. É preciso    boa vontade, respeito ao povo,  discutir  todos os problemas que envolve a comunidade, etc.  É preciso elaborar um programa de governo com a participação de todas as classes sociais.

Mostrar, por exemplo,  que trabalhar com transparência não é favor de nenhum gestor. É compromisso e responsabilidade exigido por lei.

Quem sabe, por exemplo,  quantos são e quanto recebe uma pessoa  que integra o seleto grupo de “cargos comissionados”?

A  maioria dos municípios de porte médio (e até menores) reduziram salários de prefeitos, secretários, cortaram os cargos comissionados, etc, etc  A administração de Salgueiro ficou caladinha, como sempre, como é o jeito deles de fazer política “com amor”.

Então, senhores  que integram o grupo das oposições vistam a camisa da humildade e da responsabilidade.  Encarem a realidade  e  questionam  com altivez e determinação uma oligarquia  comandada por um grupo familiar que insiste em  se passar  como “a única solução”, como se  a população  fosse idiota e não existisse “nada igual” (pior ou melhor) no  meio  da classe política de Salgueiro e do resto do mundo.

Aliás, o culto à personalidade é uma abstração, algo que a própria lei deplora!

OBS. O momento também é oportuno para “dispensar” os   “traíras” e  “oportunistas de plantão’, pois  mudança de faz com seriedade!

 MACHADO FREIRE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.