Assassino é preso após fugir da polícia durante 22 anos: ‘Arrependido’

Gilberto fugiu das autoridades por mais de 20 anos e diz estar arrependido de crime em SP (Foto: G1)Um homem de 63 anos foi preso na tarde da última quarta-feira (10) em Itanhaém, no litoral de São Paulo, após fugir das autoridades por mais de 20 anos por ser responsável por um assassinato. O crime ocorreu no município de Capivari, no interior paulista, e o homem foi condenado a mais de 20 anos de cadeia pelo homicídio.

De acordo com informações da Polícia Civil, Gilberto Scarzo foi o mandante de um assassinato em Capivari, no interior de São Paulo, em 1994. Ele planejou a morte de um homem para o qual devia dinheiro com a ajuda de dois comparsas.

Na época, dois homens contratados por Scarzo simularam um assalto e sequestraram a vítima. Eles foram presos pouco após terem executado o homem com mais de 15 tiros. Na delegacia, eles confessaram a autoria do crime e confirmaram que Scarzo havia encomendado o homicídio.

Ao saber da prisão de seus comparsas, Gilberto fugiu da cidade e conseguiu passar 22 anos sem ser localizado pelas autoridades. O acusado foi encontrado nesta quarta-feira após informações terem sido repassadas à Polícia Civil de que ele poderia estar morando em Itanhaém.

O delegado Jaime Marcelo da Fonte Nogueira, do 3° Distrito Policial de Itanhaém, afirma que os policiais começaram a realizar investigações e descobriram que havia um automóvel no município registrado sob o nome do filho do condenado, Gilberto Scarzo Filho, e que o carro seria usado por funcionários de uma empresa da cidade.

Após realizar diligências em frente ao local, os policiais encontraram o carro e resolveram seguir o motorista. Ao notar que ele havia estacionado, os agentes abordaram o condutor e descobriram que se tratava de Gilberto.

Mesmo estando mais velho, os policiais conseguiram reconhecê-lo por meio de uma foto da época do assassinato em Capivari. Durante um interrogatório, Gilberto, que estava usando documentos falsos com o nome de João Firmino Dario, confessou o crime. “Ele disse que comprou os documentos falsos em São Paulo, na Praça da Sé, há uns 10 anos. Com a papelada falsificada e nome alterado, ele conseguiu abrir conta em banco, abriu uma empresa e até mesmo tirou uma carteira de motorista”, afirma o delegado Jaime.

Apesar de ter conseguido fugir por mais de 20 anos, o caso foi a julgamento e Gilberto foi condenado por dois crimes. “Em 2014 ele foi condenado a 23 anos pelo homicídio e também a 8 anos 3 meses pelo roubo que ocorreu durante o crime em Capivari. Ele disse que está arrependido, mas fugiu porque não queria ir para a cadeia”.

Gilberto está preso na Cadeia Pública de Peruíbe, mas deverá ser encaminhado nos próximos dias até o Centro de Detenção Provisória de Praia Grande. A ocorrência foi registrada no 3° Distrito Policial de Itanhaém.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.