Bairro com Aedes transgênico teve 91% menos dengue em Piracicaba

Aedes aegypti no laboratório da Oxitec, em Campinas. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e do vírus zika, causador da microcefalia (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)O bairro de Piracicaba (SP) que recebeu mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados, como forma de combate ao inseto selvagem, teve uma redução de 91% no número de casos de dengue em um ano, segundo dados divulgados pela Prefeitura e a empresa contratada para realização do projeto na cidade.

A quantidade de pessoas infectadas no bairro Cecap/Eldorado, que tem cerca de 5 mil habitantes, foi de 133 casos entre julho de 2014 e o mesmo mês do ano passado, antes da liberação do chamado “Aedes do Bem”. Já de julho de 2015 até agora foram registradas 12 pessoas com dengue na região.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, no restante do município de 370 mil habitantes, a redução foi de 52% na comparação entre os mesmos períodos. Foram 3.348 doentes confirmados nos 12 meses de 2014/2015 e 1.676 casos em 2015/2016.

Os mosquitos transgênicos, de acordo com a Oxitec, não transmitem a doença e combatem os insetos selvagens. Devido à alteração genética do “Aedes do Bem”, os filhotes dele nascem estéreis. Liberado no ambiente, o macho com DNA modificado fecunda a fêmea na natureza, o que reduz a possibilidade de reprodução entre os mosquitos selvagens, transmissores da dengue.

Ampliação do projeto
Após os testes e resultados com o Aedes transgênico em Piracicaba, a Prefeitura e a Oxitec anunciaram que vão ampliar a região de soltura dos mosquitos. Os primeiros insetos modificados devem ser liberados no bairro São Judas na penúltima semana de julho.

O contrato para expansão na região central de Piracicaba foi assinado em 31 de maio. Além do São Judas, o projeto irá atingir outros 10  bairros: São Dimas, Centro, Clube de Campo, Cidade Jardim, Cidade Alta, Parque da Rua do Porto, Nhô Quim, Jardim Monumento, Nova Piracicaba e Vila Rezende. A ação vai custar R$ 3,7 milhões à administração municipal.

Método
Os mosquitos, segundo a empresa, não contribuem para a transmissão da dengue e outras doenças, porque só a fêmea do Aedes aegypti pica. A empresa obteve aval da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para operar, porque a metodologia foi considerada segura.

Em abril deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a criação de um marco regulatório capaz de avaliar o tema para conceder um registro especial e temporário para o mosquito transgênico produzido pela Oxitec, o OX513A.

A Oxitec afirmou, no final de maio, que a autorização temporária para comercialização ainda não saiu e que o contrato de R$ 3,7 milhões com a Prefeitura de Piracicaba é no formato experimental e de pesquisa.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.