Bebês com microcefalia começam a usar óculos de grau

1Há 15 dias, ao colocar os óculos de grau pela primeira vez, o pequeno Matheus, 4 meses, passou a observar tudo à sua volta e a se encantar com um universo de informações visuais importantes para estimular a capacidade cognitiva, motora e afetiva. “É incrível como ele começou a prestar atenção nas pessoas caminhando nas ruas e a fixar os olhos nas cores, principalmente naquelas mais fortes e no preto com branco”, relata a mãe de Matheus, a dona de casa Hilda Venâncio da Silva, 38 anos, que contou com a ajuda de um grupo da igreja que frequenta para conseguir os óculos de grau para o filho, que nasceu com microcefalia. A rotina de cuidados, da qual não abre mão, é intensa e realizada com muito esmero.

Assim como outros bebês com a malformação congênita, Matheus participa de uma série de atividades de estimulação precoce e reabilitação capazes de potencializar um melhor desenvolvimento da criança com microcefalia, em especial até os três anos, período em que as chances de resposta aos estímulos são intensas. A cada quinta-feira, a agenda de Hilda tem um compromisso que considera o cuidado como ação terapêutica: ela leva o filho ao Centro Especializado em Reabilitação da Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, para realização de valiosas terapias. 

“Matheus faz tudo num dia só: estimula a visão, a audição e a parte neuropsicomotor. E eu ainda recebo apoio psicológico”, conta Hilda. No centro da FAV, profissionais conversam com as famílias sobre a importância de manter atividades em casa para não deixar passar a janela de oportunidades capaz de promover a capacidade de desenvolvimento da criança com microcefalia. “É importante os pais usarem peças de roupas que mesclem cores de alto contraste, como preto e branco; amarelo e vermelho”, orienta a presidente da FAV, Liana Ventura. Oftalmopediatra, ela tem coordenado uma investigação ampla sobre a saúde visual dos bebês com a malformação congênita associada ao zika.

Ao todo, 150 bebês com a malformação já foram avaliados pela instituição. O atendimento oftalmológico tem sido listado como uma das prioridades. “Com o acompanhamento regular desses pacientes por toda a infância, podemos intervir de forma precoce se alguma complicação aparecer. Dessa maneira, evita-se até uma possível dificuldade na aprendizagem. Sabemos que muitos desses bebês precisam de óculos especiais”, diz Liana. A médica procura parceiros nacionais ou internacionais que possam custear o acessório para essas crianças. “Muitas precisam de óculos, mas a maioria das famílias não pode comprar por causa do custo alto. Só a armação chega, em média, a R$ 500. E ainda tem o custo das lentes, que têm grau e ampliam o campo de visão do bebê.”

Para os pequeninos como Matheus, as armações devem ser emborrachadas (para evitar machucar e quebrar) e ter um elástico entre as duas hastes, o que ajuda a fixá-las na cabeça. A neuropediatra Vanessa Van der Linden acompanha Matheus na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e não tem dúvidas de que a prescrição de óculos de grau é importante já nos primeiros meses de vida em alguns casos em que os bebês com microcefalia apresentam alteração ocular. “Eles até passam a responder melhor às atividades de estimulação visual, o que promove o desenvolvimento”, frisa Vanessa.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.