Brasil precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores, diz Senai
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Entre as áreas que mais vão demandar formação profissional estão construção, meio ambiente e produção, metalmecânica, alimentos, vestuário e calçados, tecnologias da informação e comunicação, energia, veículos, petroquímica e química, madeira e móveis, entre outros. O processo inclui a requalificação de profissionais que já estão empregados e aqueles que precisam de capacitação. “O profissional qualificado tem mais chance de manter o emprego e também de conseguir uma nova vaga quando a economia voltar a crescer e as empresas retomarem as contratações”, afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.
Na análise do economista Jorge Jatobá, esse mapeamento serve de alerta tanto para quem está no mercado e precisa se reciclar, quanto para o jovem nesse período de retomada das contratações. “As pessoas têm que estar atentas às ofertas de vagas de qualificação profissional para não ficarem de fora do mercado quando a economia voltar a girar”, atenta o especialista.
Reciclagem
O secretário estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença, destaca que tão importante quanto qualificar é reciclar. “Nesta semana, por exemplo, lançamos, em Suape, o programa Fortalece Talentos. Na nossa visão, não adianta qualificar novos talentos se você não investe no que já tem”, ressalta. Já o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), Gustavo Miranda, é pouco otimista com relação à projeção traçada.
“Nós já temos hoje pessoal capacitado, que são pessoas que estavam trabalhando, mas, devido ao cenário econômico dos últimos dois anos, tivemos que demitir. Não precisamos capacitar, precisamos é criar oportunidade de trabalho”, enfatiza o sindicalista.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário