Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Brasil tem dia histórico na ginástica e sobe no quadro total de medalhas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Com a prata de Diego Hypolito e o bronze de Arthur Nory no solo, a ginástica ganhou em apenas uma prova a metade do total de medalhas conquistadas pelo Brasil nos primeiros oito dias de competição, que passou de quatro para seis. A façanha fez o país subir, neste domingo (14), da 25ª para a 16ª posição no quadro de medalhas, se levar em conta o total de pódios, e não apenas os ouros, critério geralmente utilizado.
Ainda está longe da meta do top-10, meta estabelecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), mas a torna mais viável. Na verdade, o Brasil já garantiu a sétima medalha desde sexta-feira, com o boxeador Robson Conceição, mas ainda resta saber a cor. Com a vitória na semifinal deste domingo, já se sabe que será de prata ou de ouro. A decisão está marcada.
Outras duas medalhas poderiam ter sido garantidas nos ringues, mas Robenílson de Jesus e Michel Borges caíram nas quartas de final.
Quem ficou mais perto do pódio foi a dupla de vôlei de praia Larissa e Talita, que fez um jogo duríssimo com Nadine Zumkher e Joana Heidrich, país que não possui praia, por não ter acesso ao mar, mas tem pelo menos duas grandes jogadores de vôlei
A façanha
A dobradinha de Hypolito e Nory levantou o moral do time Brasil. Além do feito histórico, para uma modalidade que antes tinha rendido apenas uma medalha ao país, o ouro de Arthur Zanetti na argolas em Londres-2012. A façanha também veio com uma história de superação, a redenção de Hypolito depois das desilusões de Pequim-2008 e Londres-2012. Para Nory, o pódio foi totalmente inesperado, surpresa grata para o jovem de 22 anos, promessa que virou realidade. É apenas a quarta vez na história que brasileiros ganham duas medalhas na mesma prova, sendo que as outras três foram no vôlei de praia.
Fonte: Folha-PE





Nenhum comentário