Cálcio é encontrado em área cerebral incomum em bebês com microcefalia

1Pesquisadores pernambucanos identificaram cálcio em uma localização não usual no cérebro de bebês com microcefalia cujas mães possivelmente contraíram o vírus zika na gravidez. Após a análise de exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética de 23 bebês atendidos pela unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) no Recife, em todos eles a calcificação foi identificada em uma área cerebral menos frequente da verificada nos casos em que a microcefalia é causada por outras infecções congênitas.

O estudo revela que todos os bebês cujos exames foram analisados tinham calcificações – pequenas e múltiplas cicatrizes graves nas quais o cálcio se depositã – na mesma localização não usual: a junção entre o córtex e a substância branca subcortical. Além disso, a pesquisa identificou múltiplas malformações cerebrais dos bebês mais comprometidos pela doença, entre elas um predomínio do espessamento do córtex na parte anterior do cérebro.

Escrito por professores de três instituições de ensino superior de Pernambuco (UFPE, UPE e Uninassau) e pesquisadores vinculados à AACD e ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o artigo foi publicado no periódico British Medical Journal no dia 13 de abril.

“Revimos todos os exames tentando identificar quais eram as alterações frequentes nesses bebês para tentar verificar se existia um padrão. Os resultados desse estudo descritivo podem ajudar os médicos ao sugerir um padrão de achados radiológicos que pode dar suporte ao diagnóstico clínico da microcefalia associada à zika, uma vez que ainda não existe um teste específico para esse vírus”, explica a primeira autora do artigo, a neurorradiologista Maria de Fátima Vasco Aragão.

Outro diferencial da pesquisa é ter analisado as ressonâncias magnéticas dos bebês, que nasceram entre julho e dezembro do ano passado. “Esses exames possuem uma melhor resolução de imagem, ajudando a detalhar as anormalidades encontradas nos bebês”, complementa a pesquisadora.

Dados da microcefalia no estado
Pernambuco já soma 1.849 casos notificados de microcefalia e 312 casos confirmados da malformação congênita, desde o dia 1º de agosto de 2015 até 2 de abril de 2016. Do total de casos confirmados, 146 foram relacionados ao zika vírus por meio de critérios laboratoriais, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 13 de abril. Em fevereiro, o número de casos de microcefalia associados à doença era de apenas 12, o que representa um aumento de mais de 1.000% da estatística de casos da malformação congênita relacionada à zika em cerca de dois meses.

Fonte: G1

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.