Campanha amplia número de universidades em programa de doação de sangue

1A Campanha Universitário Sangue Bom, idealizada pela Agência Campi para o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, iniciou sua nona edição, ampliando de oito para 11 o número de universidades participantes neste semestre.

“Todo semestre, a gente faz essa campanha nas universidades. É uma forma de fazer um trote diferenciado”, disse ontem (17) à Agência Brasil a chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, Naura Faria. Ela comemorou que além do aumento do número de universidades, foi ampliado também o número de bolsas de sangue coletadas. “O resultado da campanha é muito bom”, salientou a médica.

Naura destacou que a iniciativa tem vários objetivos. O primeiro é trabalhar com jovens que, em sua maioria, são pessoas saudáveis. “A gente divulga a importância da doação de sangue, desperta o jovem para a necessidade de doar sangue com regularidade e, além disso, melhora os nossos estoques, que é o foco principal”. Ela disse que a adesão nas universidades é grande, e acrescentou que “o jovem participa realmente, e o número de bolsas tem sido cada vez crescente”.

Nesta quinta-feira (17), foi feita coleta de sangue na Universidade Celso Lisboa, no Engenho Novo, região norte do Rio e, nesta sexta-feira (18), será na Fundação Getulio Vargas (FGV), em Botafogo, zona sul. A programação se estenderá pelas duas próximas semanas, encerrando-se no dia 30 deste mês, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Gávea.

Por dia, em cada campanha o Hemorio conseguiu coletar entre 70 e 90 bolsas de sangue. Cada bolsa é fracionada e pode ajudar três ou quatro pacientes, dependendo da demanda e da necessidade. A expectativa, neste semestre, é coletar entre 100 a 120 bolsas, disse Naura Faria. As oito edições realizadas somaram mais de 6,5 mil bolsas de sangue, que ajudaram a salvar cerca de 25 mil vidas. Com 11 dias de campanha, neste início de ano, a médica espera coletar 1 mil bolsas, o que possibilita, segundo ela, “uma campanha muito especial”.

As equipes do Hemorio são itinerantes e percorrem todas as universidades que aderiram ao projeto. “Com isso, a gente estimula que o estudante volte a doar”, ressaltou. Para isso, o doador deve se dirigir ao local da coleta levando documento original de identidade com foto. Também deve estar alimentado, ter dormido no mínimo quatro horas na véspera, pesar mais de 50 quilos, ter mais de 16 anos de idade e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A campanha é sempre no início de cada semestre letivo. No intervalo entre as campanhas, o Hemorio também recebe universitários que podem se cadastrar no projeto Clube 25, que desenvolve várias atividades ao longo do ano e estimula jovens com idade entre 18 e 25 anos a se tornarem doadores regulares. Esse é, segundo Naura, o objetivo de todo serviço de hemoterapia: “ter aquele doador que compareça regularmente para doação”.

Há intenção de estender a Campanha Universitário Sangue Bom para outras regiões do Brasil. A Agência Campi já recebeu convite de 11 estados e está na fase de captação de patrocínio para promover a expansão. Naura Faria disse que a ideia é que a iniciativa se dissemine, porque “os serviços de captação de doadores se comunicam justamente para absorver as boas ideias”.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.