Capacitação para jovens infratores

O pior momento da vida de Lucas Martins do Nascimento, 18 anos, foi dentro de uma viatura, sob detenção. A suspeita era de envolvimento com o tráfico de drogas. Foi recolhido para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, onde permaneceu por nove meses. Um ano depois, o sofrimento dele e dos familiares chegou ao fim. Nesta terça-feira (13), Lucas foi ao Palácio do Campo das Princesas para cumprimentar o governador Paulo Câmara. Ele é um dos 29 jovens beneficiados do Projeto Vida Aprendiz, que garante oportunidade no mercado de trabalho para reeducandos e egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Durante o tempo que passou na unidade socioeducativa, decidiu focar e despertar capacidades voltadas ao sonho de ser advogado. “Tive uma oportunidade e sou muito grato por isso. Entrei no tráfico por influência de más amizades e hoje quero ser influência para boas reviravoltas”, destacou o jovem, que hoje trabalha de carteira assinada no almoxarifado da Ótica do Laboratório Farmacêutica do Estado (Lafepe). Apesar do programa ter sido criado em maio do ano passado, o lançamento oficial ocorreu ontem, no dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 26 anos. Na cerimônia, o governador assegurou a ampliação de 15% para 30% do número de vagas destinadas a aprendizes em seis órgãos públicos e seis empresas privadas. E, com a crise financeira vivida pelo País, com o crescimento do desemprego, o chefe do Executivo destacou que o projeto conta com o apoio público para reverter esse quadro. “Observamos que nos postos de trabalho que estão sendo fechados, os jovens são os mais prejudicados. Esse programa tem facilidades fiscais que podem ajudar. Além disso, há a qualificação desses jovens com o apoio do poder público”, destacou.

Também presente na cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, afirmou que recuperar o estímulo ao estudo é o principal desafio para preparar o socioeducando para o mercado de trabalho. “O principal problema é a baixa escolaridade. Muitos têm no máximo o ensino fundamental e não têm estima para voltar a estudar”, destacou o gestor, acrescentando que a meta é ampliar para 100 jovens beneficiados com a ação em até um ano. Os beneficiados precisam estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter de 14 a 22 anos de idade.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.