Casa Militar de Pernambuco é homenageada pela Assembleia Legislativa

IMG_20160608_202652O Plenário do Palácio Joaquim Nabuco foi palco da celebração pelos 70 anos de criação da Casa Militar de Pernambuco (Camil), na noite desta quarta-feira (08.06). A homenagem prestada durante a Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi uma proposta do deputado Waldemar Borges. A reunião contou a presença de gestores dos mais diversos órgãos operativos de segurança do Estado e de seus oficiais, além da participação especial dos músicos Maciel Melo e Ananias Júnior. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, representou na solenidade o governador Paulo Câmara, que cumpre agenda administrativa em Brasília.
À frente do comando da Casa Militar, o coronel Eduardo Pereira divide a trajetória da instituição em duas fases: antes e depois das enchentes de 2010 e 2011, quando a Camil teve suas atribuições ampliadas para planejar, coordenar e executar atividades de Defesa Civil. “Setenta anos podem parecer a idade de alguém muito maduro, mas a Casa Militar continua jovem e trabalhando em prol de Pernambuco e da sociedade, fazendo do seu dever o seu prazer”, afirmou Pereira.

Como exemplo, citou a atuação da Camil para combater os efeitos da estiagem nos municípios do Sertão pernambucano, com a Operação Carro Pipa. “A Casa Militar não se resume apenas aos serviços na capital pernambucana, mas em todo o Estado. Os desafios continuam e, se aparecerem novos, estamos preparados e treinados”, garantiu o chefe da Casa Militar. Durante a solenidade, o coronel Eduardo Pereira foi agraciado com uma placa comemorativa, entregue pelo deputado Waldemar Borges.

Atualmente ocupando o cargo de interventor de Gravatá, o coronel Mário Cavalcanti também prestigiou a solenidade. Com a experiência de quem esteve no comando da Casa Militar por quase dez anos, Cavalcanti relembra a atuação da Camil diante das enchentes que atingiram as cidades da Zona da Mata. “Foram mais de 80 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, hospitais e equipamentos públicos destruídos. Tivemos mais de 800 quilômetros de vias recuperados, mais de 120 pontes e nove hospitais construídos, além da construção de várias escolas e de mais de 11 mil casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida”, relembrou. A Casa Militar teve suas atividades ampliadas por determinação do ex-governador Eduardo Campos, assumindo o comando da Operação Reconstrução, responsável pelas ações nos municípios.

Autor da proposta que homenageou a Camil em sessão solene na Casa Joaquim Nabuco, o deputado Waldemar Borges destacou os “relevantes serviços prestados”. “A Casa Militar serviu com eficiência e eficácia, e tem dado conta, ao longo desses 70 anos, da sua missão com bastante competência. Demonstrando em momentos difíceis que Pernambuco pode contar com ela. Então, por tudo isso, a Assembleia hoje se reúne para comemorar os 70 anos e agradecer os serviços que essa instituição tem prestado ao Estado”, enalteceu.

HISTÓRIA – Criada pelo Decreto nº 1.334, de abril de 1946, a Camil tem por missão prestar assistência nos assuntos de segurança pública e também fazer o assessoramento direto da segurança pessoal dos governadores e vice-governadores de Pernambuco. Além disso, diante das chuvas e grandes cheias dos anos de 2010 e 2011, o órgão assumiu o comando da Operação Reconstrução, que teve como grande desafio reerguer cidades devastadas, devolvendo a população aos seus lares.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.