Centenas de pessoas cruzam a pé fronteira da Venezuela com Roraima

Travessia pelo 'caminho verde' é a pé e dura entre 10 e 20 minutos (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)Centenas de pessoas estão cruzando clandestinamente a pé a fronteira da Venezuela com o Brasil. Nesta segunda-feira (19), mulheres com bebês de colo, crianças e idosos atravessaram a fronteira por terra que une os dois países. A Venezuela, país fronteiriço a Roraima, fechou os pontos de acessos com o Brasil e a Colômbia por decreto presidencial que visa enfraquecer as máfias que descaminham notas de bolívar, a moeda venezuelana.

O vice-consulado do Brasil em Santa Elena de Uairén estima que quase 100 brasileiros estão tentando sair do país pela fronteira com Roraima. Uma comitiva do estado foi a Venezuela para resgatar cerca de 37 turistas que estão retidos no país. A rota ilegal entre o Brasil e Venezuela é  chamada de ‘caminho verde’, porque é por dentro da mata. Há até um pântano no meio do caminho. A passagem liga Santa Elena de Uiarén a Pacaraima, cidade brasileira na fronteira e a 250 KM da capital Boa Vista.

A travessia clandestina entre os dois países dura entre 10 e 20 minutos.

Brasileiros e venezuelanos em busca de comida e remédios fazem o trajeto tanto para sair do país quanto para voltar levando mantimentos.

A brasileira Lenir da Silva, de 51 anos, atravessou a fronteira para levar os netos, de 10 e 5 anos para Boa Vista. As crianças devem permanecer no Brasil até que a situação na Venezuela melhore.

“Esta é a segunda vez que cruzo a fronteira. A primeira travessia foi para comprar comida, pois não há alimentos na Venezuela”, conta Lenir que vive em Santa Elena de Uairén.

O comerciante venezuelano Ulisses Sanches, de 38 anos, também cruzou a fronteira de forma clandestina para comprar mantimentos. Ele admite saber que o ato é ilegal, mas diz que precisou se arriscar porque não há comida na Venezuela.

“Essa travessia não é legal, mas temos de fazê-la porque não há comida na Venezuela”, contou o comerciante que mora em Santa Elena de Uairén.

Ele disse que dentro da Venezuela o clima é de incerteza. “Ninguém sabe o que vai acontecer. O futuro é incerto. Enquanto não abrirem a fronteira, vamos continuar viajando por aqui”, afirma.

Há cerca de 10 dias, a brasileira Vilanir de Souza Santos, de 32 anos, veio ao país natal para ter o filho na maternidade de Boa Vista, já que na Venezuela hospitais sofrem com a falta de remédios.

Ela cruzou a fronteira pé com o filho, um bebê recém-nascido, para voltar para casa, na manhã desta segunda.

“Fui ter meu filho no Brasil, porque a situação na Venezuela é péssima. Não dá nem para sair na rua, porque estão saqueando tudo. Mesmo assim, tenho que voltar para minha casa em Santa Elena”, relata.

Brasileiros e venezuelanos que atravessam a fronteira dizem que há pessoas cobrando dinheiro para auxiliar nas travessias. Eles afirmam que homens do exército também indicam que apesar da fronteira estar fechada, é possível transitar entre os dois países pela rota ilegal.

Itamaraty
Em nota divulgada no último sábado (17), o Itamaraty informou que a embaixada brasileira na Venezuela atua junto ao governo do país para buscar uma solução para os brasileiros que desejam retornar ao Brasil.

Além disso, o Itamaraty reforçou que os brasileiros que estão na Venezuela e que precisarem de assistência devem procurar o vice-consulado do Brasil em Santa Elena de Uairén, que fica na fronteira entre os dois países.

Fronteira fechada
Na terça (13), o presidente venezuelano Nicolás Maduro decretou que as fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Colômbia fossem fechadas. Na quinta (15), o presidente prorrogou a decisão por mais 72h e no sábado anunciou que a medida irá valer até o dia 2 de janeiro.

Segundo o líder chavista, a Venezuela está sendo vítima de um “ataque econômico” contra sua moeda. O fechamento visa combater as “máfias” que entram no país para desestabilizar a economia da Venezuela.

Maduro também decidiu estender a vigência da nota de 100 bolívares, que, como anunciara o governo no domingo passado, deveria ser retirada de circulação na última quinta.

O fechamento das passagens fronteiriças foi estabelecido, ainda de acordo com a visão de Maduro, justamente para evitar que as notas de 100 que tinham sido tiradas do país por grupos ilegais voltassem a circular.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.