Cerca de 20% dos orelhões brasileiros não estão funcionando

As empresas do setor de telefonia, em troca do direito a exploração dos serviços de telefonia fixa e móvel, são obrigadas a oferecer e manter a rede de TUPs (telefones de utilidade pública), popularmente conhecidos como orelhões. Ou seja, para abocanhar os lucros gerados pelos contratos das linhas de celular e telefones fixos, as concessionárias devem arcar com a despesa salgada dos orelhões.

No entanto, a contrapartida das empresas está abaixo da regulamentação vigente. Dos 802.044 orelhões instalados do país, 144.604 estão fora de serviço, 18,02% do total. Segundo a regra estabelecida pela (Agência Nacional de Telecomunicações), a taxa mínima de disponibilidade exigida é de 90%, deste modo, o volume de aparelhos “fora de serviço” não pode ultrapassar 10% do total.

Dos 27 estados do país, 12 apresentam um percentual de orelhões quebrados acima do limite imposto pelo governo. O pior cenário é o do Pará, na região Norte, com 58,81% dos aparelhos em manutenção/fora de serviço. No Nordeste, oito dos nove estados da região, estão com mais de 10% dos orelhões sem funcionar. A situação é pior no: Maranhão (47,86%), Pernambuco (41,36%) e Piauí (39,38%).

O volume de orelhões decorativos também contribuiu na baixa utilização do sistema de TUPs no Brasil. De acordo com o levantamento da Anatel, a média diária é de 1,5 ligação. Ou seja, um período de 16 horas ociosas entre uma ligação e outra.

No período de abril a junho de 2016, de acordo com a Anatel, houve uma redução nas vendas de cartões telefônicos na ordem de 51% em relação ao mesmo período do ano passado.

A redução é atribuída, segundo a agência, em parte ao crescimento do uso de aparelhos móveis (celulares) e em decorrência da gratuidade decretada pela Anatel, por meio do Despacho nº 565/2015, para concessionária Oi, contemplando atualmente os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul. O decreto da Anatel é uma espécie de punição à operadora por não ter cumprido a meta mínima de disponibilidade de telefones públicos.

Manutenção

As operadoras também devem seguir parâmetros mínimos de prazos para a manutenção e reparo dos orelhões, inclusive nos casos de vandalismo.

O reparo deve ser feito em até oito horas, contadas a partir da detecção por sistema de supervisão ou da solicitação de reparo, em no mínimo, 98% dos casos, e em nenhum caso, o reparo pode se dar em mais de 24 horas.

Caso o orelhão esteja instalado em localidades de difícil acesso, distante dos centros urbanos, o reparo deve se dar em até cinco dias, em, no mínimo, 92% dos casos.

No bairro da Barra Funda, na zona oeste, dois orelhões foram incendiados na madrugada do dia 16 de julho, um sábado. A reposição dos aparelhos só aconteceu na tarde da quarta-feira (20), três dias após o prazo máximo. Na cidade, a gestão dos TUPs é da operadora Vivo.

Outra regra da Anatel que não é respeitada pelas operadoras é a instalação de aparelhos para deficientes: são 2,5% para cadeirantes e 2,5% para surdos-mudos. Na prática, existem 2,37% de aparelhos adaptados para cadeirantes e 0,6% para surdos-mudos.

Fonte: R7.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.