Chuva deixa 43 famílias desalojadas no ES, diz Defesa Civil Estadual

Chuva em Cachoeiro invadiu casas e deixou desabrigados (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)De acordo com a Defesa Civil Estadual do Espírito Santo, 43 famílias estão desalojadas após a chuva que atingiu o Sul do Espírito Santo neste fim de semana. Só em Cachoeiro de Itapemirim, o número de famílias que precisaram deixar as casas é de 36. Os dados foram divulgados pelo órgão na manhã desta segunda-feira (14).

Segundo a Defesa Civil, as cidades de Fundão, Viana e Cachoeiro de Itapemirim são as mais atingidas, com pontos de alagamento e ruas inacessíveis.  Nenhum município, até o momento, decretou situação de emergência.

Municípios
Em Fundão, o nível do rio Fundão subiu, alcançando 3,95 metros de altura às 2h da madrugada. Os bairros de Orly Ramos, Beira Linha, Morro do Caneco, Campestre l e Campestre ll estão sem acesso devido a cheia do rio.Cinco famílias estão desalojadas devido a alagamentos nos bairros Orly Ramos, Agrim Correia e Oseias. Uma árvore caiu na rodovia ES-261, obstruindo parcialmente e temporariamente a rodovia, pois já foi retirada.

Em Viana, um deslizamento de um talude atingiu uma casa e interditou outra no bairro Vila Nova, com duas famílias desalojadas. Um estabelecimento comercial também foi interditado. No bairro Nova Betânia, 13 pessoas estão desabrigadas devido a alagamentos.

Em Cachoeiro de Itapemirim, no último sábado (12) houve registro de alagamentos pela cidade e três desabamentos sem vítimas, afetando 36 famílias, que precisaram ser desalojadas.

Alerta
Devido aos significativos acumulado de chuva, o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD), pertencente à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MI) enviou alertas reportando risco moderado  de movimento de massa nos municípios de Viana, Cariacica, Fundão, Santa Leopoldina, Aracruz, Governador Lindemberg, Colatina, Vitória, Vila Velha, Marilândia, João Neiva, Ibiraçu, Serra, Rio Bananal e Rio Novo do Sul.

Equipes das Defesas Civis Municipais estão avaliando a extensão dos danos e dando o suporte a população.

Acumulado de chuva
Segundo os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), os municípios com maiores acumulados nas últimas 24 horas são: Fundão (101mm), Aracruz (99mm), Colatina (97mm), Governador Lindenberg (88mm), Santa Leopoldina (82mm), Laranja da Terra (74mm) e Linhares (70mm).

No sábado (12), em apenas 30 minutos choveu em Cachoeiro de Itapemirim 55 milímetros, o que estava previsto para todo o dia. Ao todo, mais de 40 famílias solicitaram vistoria em suas residências.

A prefeitura disponibilizou neste domingo (13) de manhã serviços de limpeza e coleta de entulhos nessas áreas. Também foi feita uma triagem para identificar eventuais danos em residências.

A entrega de cestas básicas já começou e a Defesa Civil está de plantão nesta segunda (14) e  terça-feira (15), bem como os servidores das secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Interior, Agricultura e Desenvolvimento Social.

Orientações
Em casos de chuvas fortes o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro;

Fique atento a movimentações de terra. Trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Abandone imediatamente sua casa e procure um local seguro;

Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;

Tenha sempre em mãos os telefones da Defesa Civil de seu município;

Em caso de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o 193;

Evite as áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;
Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos por água e lama;
Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá um novo desastre.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.